ARTIGO – PROCURA-SE UM LÍDER

113
PROCURA-SE UM LÍDER!
.
Clayton Rocha*
.
Alguém que seja capaz de alterar uma frase do romance “O Leopardo” de Giuseppe Tomasi di Lampedusa:- “É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma.”
.
(Não, não: – “Que as boas obras e as outras boas coisas sejam preservadas, mas que as ousadias administrativas também sejam convidadas a entrar no Paço Municipal”).
.
Procura-se um líder, não um arremedo de um líder, por conta de uma Pelotas empobrecida de líderes. Pois que se comece esta análise pelas relações pessoais: Sempre que te quiseres alegrar, considera os méritos dos que contigo vivem: a operosidade de um, a modéstia do outro, a generosidade do terceiro, as diversas qualidades dos demais. Nada, com efeito, é mais grato do que a imagem das virtudes brilhando nos costumes dos que vivem conosco, mormente quando avultam, numerosas. Tem-nas pois sempre presentes.
.
E foge dos altos riscos, das más amizades, dos trapaceiros políticos, dos ilusionistas de plantão, dos oportunistas de ocasião, dos espetáculos de “gorilas embriagados pelo poder”. Muito cuidado com os oradores histéricos querendo liderar e tomar conta de tudo e de todos. Eles de vez em quando expõem as suas garras – tanto na política municipal quanto na política universitária – e pouco acrescentam “enquanto” permanecem por aqui na medida em que são meteoros “sem luz” sempre dispostos a escurecer o céu e a estimular tempestades capazes de infernizar a paz alheia.
.
A cada grito com aquela marca ” fiquem em casa”, mereceriam um sonoro “saiam de casa”, que fosse capaz de diminuir a repulsa e a indignação de todos aqueles que vivem num ambiente civilizado!
( Há lugares de sobra na face da terra para destilar fúrias, infantilidades, soberbas, ódios permanentes e altas traições).
.
Comecemos – portanto – pela eliminação daquilo que não nos serve nesse processo de busca de um líder de verdade: – Dispensa-se um demagogo; um nariz empinado; um autoritário grosseiro; um malabarista no uso das palavras dúbias; um simplório; um enganador de massas; um falso profeta; um aventureiro; um inútil; um desinformado; um estranho no ninho; um soberbo; um portador de gargalhada metálica; um falso profeta; um simplório; um idiota; uma ovelha de presépio!
.
PROCURA-SE UM LÍDER.
.
Um entusiasta das boas causas, ciente de que o poder é ônus e não bônus; e que se disponha a trabalhar para o conjunto da sociedade; e que em nenhuma hipótese negue acesso a qualquer empreendedor que seja, bastando que este ofereça a sua disposição em investir na Cidade de Pelotas.
Procura-se alguém que ande pelas ruas, sendo recepcionado nos braços do povo, sendo merecedor do respeito de todas as correntes ideológicas pelo simples fato de ser um trabalhador incansável em favor da Cidade de Pelotas.
PROCURA-SE UM LÍDER!
Alguém que se situe acima das miudezas, das atitudes vulgares, e que seja desprovido da arrogância intolerável e das falsidades visíveis a olho nú.
.
PROCURA-SE UM LÍDER!
Alguém que tenha consciência das exigências do momento, ou seja: um Executivo e um Legislativo desempenhando uma política conjunta de integração comunitária, capaz de evitar uma descida abrupta na direção da vala comum, o que seria doloroso contraste com a história de outros tempos, ocupada por lideranças consagradas que até hoje fazem parte da memória da cidade.
.
PROCURA-SE UM LÍDER, NÃO UM ILUSIONISTA!
PROCURA-SE UM LÍDER, NÃO UM ENFEITE DE PAREDE!
PROCURA-SE alguém que seja capaz de evitar aquela dolorosa e insuportável máxima: a de que devemos mudar tudo para que tudo continue a mesma coisa. (CR).
.
*Jornalista e coordenador do Treze Horas há 46 anos.