ARTIGO – PARA JAMAIS ESQUECER – HOMENAGEM A DOIS MESTRES

887

PARA JAMAIS ESQUECER – HOMENAGEM A DOIS MESTRES

Cesar Borges*

Estamos no mês de junho e agora tentando aceitar o “novo normal” durante uma epidemia que se mostra demorada. A TV e os jornais destacam a doença o elevado número de perdas por ela acarretado. Aos poucos nossa mente, embora triste vai vencendo a depressão, que em diferentes graus.Ao lado de resiliência e da solidariedade, as pessoas acumulam as lembranças de daqueles que partiram em virtude da Covid e de outras doenças nesse lamentável período.

A nossa Universidade Federal de Pelotas enquanto demonstrava a importância da ciência por meio de trabalho epidemiológico no combate ao coronavírus, também sofreu a perda de dois eminentes professores que engrandeceram a instituição com sua dedicação ao ensino superior ao longo de suas vidas. Refiro-me aos professores Sydney Castagno e Telmo Pagana Xavier. Tive a ventura de com eles conviver e agora, mesmo tardiamente,  rendo uma simples homenagem à memória de ambos.

Sydney Castagno pertenceu ao grupo dos médicos que fundadores da Faculdade Leiga de Medicina, a qual em 1969 passou a fazer parte da Universidade Federal de Pelotas onde exerceu o cargo de professor titular da disciplina de Otorrinolaringologia. Lá ao ministrar aulas teóricas e práticas, ao longo de várias décadas, estimulou a formação de médicos especialistas que se espalharam pelo país. Em 1997 a aposentadoria não foi motivo para deixar de contribuir para o crescimento da universidade. Então,o Dr. Sydney passou a presidir o conselho deliberativo de uma das fundações de apoio   período durante o qual a UFPel apresentou seu maior desenvolvimento institucional com a construção do novo Campus Porto às margens do São Gonçalo. Durante toda a vida a honestidade, os rígidos princípios de  moralidade, a atenção pronta para os alunos e a bondade que dedicava aos doentes e aos amigos foram as marcas de sua personalidade.

Telmo Pagana Xavier era um jovem diretor da Escola Superior de Educação Física quando passou a fazer parte de um grupo de professores que sonhavam transformar a universidade para melhor.Alguns anos mais tarde, em 2004,em pleno processo democrático formamos uma chapa eleitoral que concorreu as eleições para administrar a UFPel. Vencemos e pleito e no ano seguinte, o Professor Telmo, na qualidade de Vice-Reitor, passou a presidir o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, um dos dois mais importantes órgãos superiores da instituição. Sua experiência, como professor titular da ESEF, sua dedicação à pesquisa como doutor, e sua incansável capacidade para o trabalho, sua lealdade para comigo e toda a equipe administrativa foram fundamentais para que pudéssemos concretizar os grandes projetos da Universidade em nossa gestão. Dentre tantas contribuições efetivas do Professor Telmo vale destacar a aprovação do ENEM e do REUNI pelos conselhos superiores, que permitiram a criação de 50 novos cursos superiores, o ingresso de centenas de  professores e  de milhares de jovens alunos oriundos de diferentes estados da federação.

Ao assumirmos a gestão da Universidade em janeiro 2005 um dos maiores objetivos  era a transferência da desde o campus do Capão do Leão para Pelotas a fim de propiciar melhores atividades didáticas e administrativas.Três anos mais tarde aquele sonho se concretizou e as novas instalações da Reitoria no Campus Porto, em construção, foram solenemente inaugurada pelo Vice Reitor Telmo Pagana Xavier e pelo Professor Emérito Sydney Castagno. Ao término de sua gestão  como Vice-Reitor, Telmo deu a mais nobre demonstração de desprendimento pessoal ao retornar à ESEF para atividades de pesquisa e opôs-graduação e manteve o incondicional apoio aos projetos que possibilitaram o notável desenvolvimento da Universidade nos poucos anos seguintes.

Essas são algumas das muitas lembranças desses ilustres mestres e amigos que marcaram indelevelmente com grandes exemplos de lealdade aos amigos, de dedicação ao trabalho e de compromisso com a educação de excelência a sua breve permanência entre nós . Por isso jamais serão esquecidos.

Que Deus conceda aos amigos Sydney Castagno e Telmo Pagana Xavier a paz e o repouso merecidos e às suas famílias o conforto pelas irreparáveis perdas.

*Cesar Borges é médico neurocirurgião e foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas