ARTIGO – PANDEMIA RECOMEÇARÁ NA QUARTA-FEIRA

408
Pelotas a noite!

PANDEMIA RECOMEÇARÁ NA QUARTA-FEIRA

Por Paulo Gastal Neto*

Interessante a sapiência desses prefeitos que compõe a Azonasul – Região 21 de Saúde do RS. Além de mestres da saúde pública, pitonisas de respeito, são eficientes em ajudar a colocar a economia regional ‘em xeque’. Não ‘podem ver’ um feriado que transformam suas cidades em comunidades fantasmas. Mais uma vez teremos um ‘fechamento programado’, a partir de quarta-feira, 02.06, 22h, até segunda-feira, 06.06. Os prefeitos resolveram, através de suas genialidades, que o melhor e mais simples é mandar fechar tudo, mesmo que prejudique uma parcela considerável de suas populações, do que combater os desmandos.

Perguntas absolutamente razoáveis à esses gênios da saúde pública: E este fim de semana que estamos vivendo? Não corremos riscos? Recebi imagens através de mensagens de lugares em Pelotas absolutamente lotados de jovens, inauguração de casa noturna, dispensa do uso de máscaras, festas as dezenas, enfim este fim de semana especificamente não houve problema algum? O problema começará impreterivelmente na quarta-feira, às 22h? A pandemia recomeça na quarta-feira? É isso?

Outras questões aos mestres do gerenciamento comunitário e suas preocupações com a saúde de seus munícipes: E o incremento na retaguarda? Agilização na vacinação? O grito? O bater na mesa? O que eles tem feito em suas respectivas comunidades para aumentar a oferta de leitos em hospitais? Nas suas cidades também há dia e hora marcada para o reinício de mais uma onda da pandemia ou ela já começou? Ou esta onda começará na quarta-feira?

E mais um pouco: o que dizem os comerciantes desses 21 lugares? Foram ouvidos? Concordam? Estão de acordo? Estão satisfeitos? Fazem eles parte do processo comunitário ou somente servem para ajudar nas suas respectivas campanhas eleitorais? Dentro da lei é claro.

A questão é bem simples, porém triste: se há um agravamento do processo pandêmico e há, as atitudes devem ser tomadas de imediato e não esperar hora e dia! Não adianta fechar comércio, está mais do que provado. O que se tem que combater é aglomeração em qualquer lugar e dia que seja. Essa é a ordem básica, elementar. A aglomeração causa a proliferação. Se uma pessoa está contaminada, na aglomeração ela repassa o vírus para outras tantas, perdendo-se a conta. Nos comércios estabelecidos com regras de distanciamento não existem, nem de perto, os mesmos riscos.

O que deve ser evitado e ser combatido com rigor, já foi mostrado em outros locais do planeta, é o acúmulo de pessoas em poucos metros quadrados. Nos parece que os prefeitos decidiram pela simples e menos trabalhosa opção. Fecha tudo, que assim teremos menos problemas. Prefeitos: poder é ônus e não bônus! No dia 30 o de vocês está garantido e o do empresário se transforma em uma nuvem que se dispersa no ar. Realmente tem gente que não vive na planície!

*Radialista e editor do site www.pelotas13horas.com.br