ARTIGO – OTTONI DE SOUZA ROSA, TE SUGIRO: SINTONIZA AGORA COM AS TUAS LAVOURAS, VISTAS DO ALTO!

109

Voo Livre
OTTONI DE SOUZA ROSA, TE SUGIRO: SINTONIZA AGORA COM AS TUAS LAVOURAS, VISTAS DO ALTO!

Clayton Rocha

____________

Questionei-me hoje pela manhã sobre qual seria a foto ideal para homenagear a memória do DR. OTTONI DE SOUZA ROSA – 84 Anos – 1937 / 2022. Então, instantaneamente, como se tivesse ocorrido num passe de mágica, enxerguei-me num campo de trigo Cerritense. Ali começa a sua história, no endereço rural de seu pai, o médico Jacques da Rosa Machado, um vizinho nosso.
.
Qual é o significado desse teu Ottoni registrado no nome, perguntou-me certa feita o amigo Luiz Clóvis Belarmino. Pois respondo agora sobre as suas razões: o menino prestes a nascer seria batizado Clayton, mas o parto tornou-se delicado demais e tanto ele quanto a sua mãe, Dona Eneida, passaram a correr sérios riscos de vida. Um médico de urgência, o Doutor Jacques da Rosa Machado, que residia na propriedade vizinha, foi chamado por volta das 20 horas, e então o “caso perdido” foi por ele revertido e o recém nascido chorou às 21 horas e 15 minutos naquela noite estrelada de 26 de Setembro.

O que se faz agora em sinal de gratidão, questionaram-se os meus pais. Mas a resposta surgiu-lhes de bate pronto: Se o filho do nosso vizinho, o Doutor Jacques, chama-se Ottoni, o nosso menino será batizado com o nome de Clayton Ottoni.
.
Prezadíssimo Ottoni de Souza Rosa: – Ofereceste ao Brasil – através das sementes de trigo selecionadas – paixões familiares nossas – uma lição preciosa oriunda de teu bendito perfeccionismo: a de que a sorte não existe, pois aquilo ao que alguém chama de sorte é, na verdade, o cuidado com os pormenores!
.
Por fim, não te oferecerei palavras neste trecho do texto, mas tão somente imagens: porque neste teu voo livre que ora começa, poderás testemunhar o maravilhoso resultado de teu histórico plantio: Quero que saibas que as lavouras sendo vistas do alto, e numa tarde de Sol, exibem uma beleza divina que combina com uma prece. E tu a mereces por inteiro, além de muita luz. (CR)