ARTIGO – O VAZIO DO PODER – Podcast

96
O VAZIO DO PODER
.
Ivon Carrico*
Em uma bonita tarde do inverno europeu, em 2015, estávamos em Viena, na Áustria, prestes a tomar o trem rumo a Budapeste, na Hungria.
.
Após os trâmites da imigração nos acomodamos – então – na cabine do trem, a qual foi dividida com uma família búlgara constituída pela mãe e duas filhas adultas.
.
Ao saber que éramos brasileiros, a matriarca dessa família ressaltou e enalteceu, assim, a origem búlgara da nossa então Presidenta.
.
Claro que ficamos lisonjeados e tocados pela distinta lembrança. Só que não imaginávamos – entretanto – o que estava por vir.
.
A referida senhora – em um Inglês rudimentar (o pessoal do antigo Leste europeu não tem lá essas proficiências no idioma de Shakespeare) – logo lascou: “pois é, mas a Senhora Presidente(a) está envolvida em muitos desmandos”.
.
Confesso que ficamos aturdidos mas, educadamente, passamos a defender o nosso País e o sistema de governo, pois não dava para aceitar palavras tão inoportunas.
.
Não sei, todavia, se fomos muito convincentes, eis que difícil defender – àquela ocasião – a anomia do Poder então existente no Brasil. Tanto que um ano após ocorreu o propalado Impeachment.
.
Bem, essas reminiscências vem ao caso diante da situação análoga em que se encontra hoje o País – onde figuras de ambos os lados se debatem em uma acalorada e inócua frente que evidencia – acima de tudo – uma clara ausência de lideranças e de projeto de Poder.
.
Esse acirrado e chocho confronto ideológico, está a causar – assim – uma incômoda instabilidade política.
.
O que mais precisamos neste momento – entretanto – é avançar no concerto de nações.
.
Inadmissível e, mais do  que inadequado,  qualquer apologia de uma possível ruptura político-institucional.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 27/06/2021)
IVON CARRICO DE BRASÍLIA – O VAZIO DO PODER – CRÔNICA – Podcast