O TRIUNFO DAS NULIDADES
Ivon Carrico*
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Ruy Barbosa)
Essas palavras foram proferidas pelo ilustre Jurista, em 1914, no Senado brasileiro.
Mas, hoje, vivemos tempos igualmente difíceis e indescritíveis como naquela ocasião. Diariamente, as mídias nos bombardeiam com notícias nada promissoras. Que assustam e nos põem a duvidar da real essência da vida.
São – desde questões pessoais, familiares, de trabalho, até àquelas decorrentes do mau exercício do Poder.
É desesperador, dentre outros, ver o triunfo da violência urbana em nossas grandes cidades e a sequência e recorrência de tantos feminicídios nos lares brasileiros.
É desesperador ver a ação deletéria de muitos dos nossos governantes onde o interesse de muitos é escamoteado para o benefício de poucos.
E, pior – ainda – é ver o último bastião da defesa da dignidade, o Judiciário, esquivar-se do seu papel constitucional e social para, sobremaneira, privilegiar seus próprios interesses corporativos, como – frequentemente – tem sido veiculado.
Como sobreviver e resistir, então, a esse universo tão inóspito? Onde está a saída?
Parece que as palavras do nosso grande Ruy Barbosa, naquela ocasião, não foram suficientes para transformar nossa estrutura política e social.
Tomara que, em 2024, possam – entretanto – sensibilizar corações e mentes.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília: 30/08/2024