ARTIGO – CRIE ESPERANÇA NO MUNDO

256

Crie Esperança no Mundo

Eduardo Carreira*

Esse é o lema do Rotary International sob a Presidência do odontólogo escocês Gordon Mclnally, para o ano rotário de 2023-24, que ora se inicia, convidando todos a Criar Esperança no Mundo, em especial a família rotária.

O Rotary International, o primeiro clube de serviços a ser criado, conta com o trabalho voluntário de seus rotarianos – cerca de 1,2 milhões ao redor do mundo, sendo 66% homens e 34% mulheres, para exercitar a máxima rotária Dar de Si Antes de Pensar em Si. Por meio da prestação de serviços, cooperação e promoção de altos padrões éticos, os rotarianos se mantêm unidos pela dedicação aos ideais que exaltam a ética, tolerância, diversidade, equidade, inclusão, integridade e solidariedade. O caráter universal do Rotary evidenciado na Roda Rotária, simboliza a internacionalidade e a compreensão mais ampla do mundo. O pin rotário ocasiona sermos recebidos de forma diferenciada em diversos lugares. Tudo isso, juntamente com o cuidar e ajudar os outros, propiciando nosso crescimento pessoal! Em que pese o Rotary não ser uma organização política, todos os rotarianos preocupam-se com uma boa conduta cívica e com a eleição de pessoas adequadas para o exercício de cargos públicos.

Idealizado pelo advogado americano Paul Harris, em Chicago, e um grupo de amigos, por força das adversidades que o mundo apresenta, somado à preconização do companheirismo, o Rotary International tem inúmeras formas de fomentar e realizar o sentimento de esperança, para que as comunidades acreditem em melhores situações. Com a intenção de priorizar projetos em apoio à saúde mental, Mclnally declara que a prática de atos de bondade é eficaz para o bem-estar pessoal, construindo a sensação de paz interior; assim, externalizando a capacidade de propagação da paz ao mundo, de forma duradoura.

A Fundação Rotária, centenária e segunda maior do mundo, recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais que transforma a vida de milhares de pessoas, criando esperança. O combate à poliomielite no mundo continua como objetivo do Rotary e seus parceiros globais, entre eles a Fundação Microsoft e a Fundação Google. Há o comprometimento de vacinar cada criança do planeta para erradicar esta ameaça. Já houve a imunização de dois bilhões de crianças, estimando-se que cinco milhões escaparam de ter uma deficiência física debilitante e que mais de 250.000 mortes foram evitadas; números que dignificam, valorizam e estimulam a família rotária. As áreas de enfoque (7) são a consolidação da paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; desenvolvimento econômico comunitário e a conservação e proteção de recursos naturais, focando na sustentabilidade ecológica e a harmonia entre as pessoas e o meio ambiente.

Os rotarianos devem estar motivados e entusiasmados para continuar a promoção da paz ao redor do mundo, ajudar nossas comunidades, especialmente aquelas afetadas por conflitos, e manter os esforços nas iniciativas criadas nos anos anteriores. Temos que ampliar nossa percepção com espírito de conexão e sentimento de pertencimento, fazendo uso adequado dos instrumentos disponíveis em Rotary International para, da melhor forma, Criarmos Esperança no Mundo e um futuro digno de ser vivido!

*Eduardo Gil da Silva Carreira – Presidente do Rotary Club de Pelotas Suleste – Ano rotário 2023-24