ARTIGO – BR-116: MEMÓRIA FAZ BEM – Podcast

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Então prefeito de Pelotas Fetter Jr. foi decisivo para a inclusão da obra do Contorno de Pelotas, nas ações do Governo Federal.

INAUGURAÇÃO DO CONTORNO DE PELOTAS – PAPEL DECISIVO DO EX-PREFEITO FETTER JR. – Podcast

BR-116: MEMÓRIA FAZ BEM

Paulo Gastal Neto*

O presidente Jair Bolsonaro cumpre agenda aqui no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 08 de abril. Desembarca no Aeroporto João Simões Lopes Neto às 11h e em seguida vai inaugurar as obras de duplicação do Contorno de Pelotas, nas BRs 116 e BR-392, e não a duplicação das referidas estradas como está sendo anunciado equivocadamente pelo Palácio do Planalto.

É bom recordar, e por isso manter a memória viva é um dos deveres deste site e do Programa Treze Horas, que as obras que serão inauguradas iniciaram há dez anos. Lembro bem das ações do ex-prefeito Fetter Jr. em ter conseguido incluir os trechos em questão e que não constavam no projeto inicial de duplicação. Havia apenas o projeto do trecho sul da BR-116 e da BR-392 (Pelotas-Rio Grande). A obra, na BR-116, terminava na ponte do Retiro.

Foi em uma conversa entre Fetter Jr. com o então presidente Lula, no Hotel Manta, com o testemunho do então vereador Milton Martins, Miltinho, que Lula se convenceu no mesmo instante que não bastava duplicar Pelotas a Porto Alegre, pois se não houvesse o ‘Contorno de Pelotas’ iria acontecer ‘estrangulamento’ do trânsito. Teríamos na volta de Pelotas um funil e constantes ‘engarrafamentos’ no tráfego, principalmente de caminhões em direção ao Porto de Rio Grande. Esta passagem está registrada em livro escrito por Fetter em 2013.

Já o Projeto de duplicação da Br-116 – entre Guaíba e Pelotas – teve início no ano 2000 através de Emenda da Bancada Gaúcha, proposta e defendida pelo então Deputado Federal Fetter Jr. A licitação para elaboração deste Projeto foi anunciada pelo ministro Eliseu Padilha, ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique em ato na Assembleia Legislativa, e que acabou levando mais alguns anos para ser concluída.

Memória! Recuperar faz bem: Fetter Jr. foi decisivo para a priorização desta obra no Orçamento Federal, dando início a este longo processo, que, como se vê, já dura 22 anos e cuja execução passou por vários governos e, portanto, exigiu constante e permanente mobilização de lideranças da Zona Sul, inclusive do Treze Horas!

*Radialista e editor do site www.pelotas13horas.com.br