ARTIGO – A VEZ DA SUSTENTABILIDADE

87

A VEZ DA SUSTENTABILIDADE

Luiz Henrique Viana – Secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura
[email protected] 

Sustentabilidade, por definição, é ter a capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente, sem que isso afete as futuras gerações. É a qualidade ou propriedade do que é sustentável, ou seja, do que é necessário à conservação da vida.
Para o Rio Grande do Sul, essa palavra ganhou ainda peso com o lançamento do Avançar na Sustentabilidade, no dia 26 de janeiro. Serão R$ 193,2 milhões destinados a projetos de incentivo às energias limpas e renováveis, o desenvolvimento responsável, a recuperação do patrimônio ambiental, a redução do impacto pelo uso da terra e o combate às mudanças climáticas.

A sustentabilidade ambiental será o fio condutor das ações que estão alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e vão ao encontro das metas assumidas pelo governo gaúcho na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP26), de neutralizar as emissões de carbono no Estado em 50% até 2030.
Clima, água, parques e energia, tudo o que faz com que o homem tenha uma vida melhor, são os pilares dos projetos, que receberão a maior soma já disponibilizada para sustentabilidade em 20 anos.

Como todos esses investimentos se tornaram possíveis? Com governança, gestão, planejamento e comprometimento de um governo que conhece as necessidades do seu povo e reconhece a importância da agenda relacionada ao clima, um tema global e de responsabilidade de cada um de nós.

Todas as áreas do Governo do Estado receberão recursos, com anúncios de investimentos que totalizam R$ 5 bilhões do Tesouro, mas agora chegou a vez de se falar em sustentabilidade, escolhida como um dos objetivos estratégicos do governador Eduardo Leite ao lado de temas como educação, segurança e saúde.

Priorizar o cidadão gaúcho, conservar a vida, a biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico, garantir a riqueza e a saúde, são compromissos assumidos e que avançam para que consigamos conquistar, juntos, um Rio Grande do Sul mais próspero e melhor de se viver. Vamos Avançar!