A IMAGINAÇÃO GOVERNA O MUNDO! – Napoleão.
.
Aquela antiga Vila de pescadores – 70 mil habitantes há 25 anos – foi transformada em Megalópole em 30 anos, sendo agora a 6ª cidade mais populosa da China, com 18 milhões de habitantes. Eu a conheci em 1997 e, depois disso, jamais a perdi de vista por conta de seu desempenho diferenciado dentre os grandes centros do mundo.
.
CONEXÃO “BR-392”
Ao lançarmos o Projeto “Conexão BR-392” neste dia 30 de julho de 2024, em estúdios da Marco Investimentos – no Moinhos Office – os seus defensores não tem a ousadia de projetar saltos de desenvolvimento padrão chinês, limitando-se isto sim às nossas realidades. Ou seja: – se Rio Grande e Pelotas ocuparem todos os seus espaços disponíveis junto à BR-392 – e isso ocorrendo durante as próximas três décadas – as duas populações se multiplicarão sendo capazes de proporcionar um crescimento em inúmeros campos de atividade.
.
A juventude de hoje testemunhará lá adiante não apenas um corredor de transportes, mas uma “Via Expressa” acadêmica, comercial, empresarial, política, social e esportiva, e beneficiada desde agora por um Superporto e um Aeroporto Internacional, marcas fortes destes dois berços portugueses e negros do Rio Grande do Sul.
.
Imagine-se que esses alicerces residenciais venham a ser construídos entre 2030, 2040 e 2050, nesses espaços infindáveis cujos operários de um novo tempo terão a elevada missão de concretizá-los.
.
Pois que se apresentem então todas as ideias possíveis e imagináveis dispostas ao trabalho sem tréguas na utilização de cimento, sonhos, barro, tijolos, água, brita, telhas, sangue se for preciso, fé inabalável, além de suor e lágrimas. A juventude de hoje testemunhará a aproximação, lenta que seja, de Pelotas e de Rio Grande, durante a necessária ocupação de seus espaços de vizinhança.
.
E se a imaginação é mais importante que o conhecimento, agora na visão de Albert Einstein; e se o espírito governa o Universo, e se todo esforço é um êxito, e se a constância é a base das virtudes, e se compreender significa ser capaz de fazer, como nos diria Goethe; a Conexão “BR- 392” oferecerá agora todos os seus espaços de vizinhança aos visionários capazes de desenvolver benditos e necessários exercícios de futurologia. (CR).
,
*Jornalista e coordenador do Treze Horas há 46 anos.