ARTIGO – A CRISE E A OPORTUNIDADE – Podcast

172
ARTIGO – A CRISE E A OPORTUNIDADE – IVON CARRICO – Podcast

A CRISE E A OPORTUNIDADE
.
Ivon Carrico*
.
Estamos a poucos dias do encerramento do ano e, lamentavelmente, o Brasil e, também, o mundo pouco têm a celebrar.
.
Aqui, pelas terras de Santa Cruz a indigência corre solta. A não ser por parcas exceções é no terreno das ideias, entretanto, onde talvez a indigência tenha feito o maior estrago.
.
Sempre ouvi falar que crise e oportunidade caminham juntas. Uns até afirmam que existe um ideograma japonês que sintetiza essa possibilidade.
.
Não quero ser simplório, ou melhor, simplista ao reduzir determinadas façanhas, mas – dentre outros – vejamos: quando a química orgânica e a balística tiveram um grande desenvolvimento?
.
Como é do conhecimento geral na II Grande Guerra que, nesse âmbito, provavelmente tenha sido o grande celeiro de ideias e avanços que marcaram as grandes conquistas da ciência do Século passado. Ou seja, da discussão sai a razão. Melhor, a crise oferta a oportunidade!
.
Já, nos dias atuais tenho que  essa crise sanitária não vai deixar por menos. As relações pessoais, sociais, culturais, trabalhistas, dentre outras, não serão mais as mesmas. Por exemplo, a Arquitetura e o Urbanismo verão com um novo olhar as novas estruturas para a mobilidade e a habitação.
.
Já, as estruturas políticas… Ah! Essas parecem não avançar. Ainda estamos no Século XVII quando se acreditava que o Poder era exercido por influência dos deuses, mitos ou duendes. Hoje, os ‘deuses’ e os ‘mitos’ são outros. De carne e osso. Com discursos messiânicos encaram a auréola das divindades. Donos da verdade e das siglas. Tanto à Esquerda, como à Direita do espectro ideológico.
.
Sorte nossa, todavia, que o Iluminismo nos trouxe a razão para se opor a esse obscurantismo e trevas. Assim, pode ser que tenhamos um novo horizonte para 2022.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 23/12/2021).