A ‘CASA BRANCA’ ESTÁ A VENDA
Ivon Carrico*
Para lograr algum êxito em suas propostas e, calcado no extraordinário poder econômico e militar dos Estados Unidos, Trump tem atropelado inúmeros países mediante uma sucessão de ameaças econômicas.
Para tanto, despudoradamente, ignora se o país é um aliado, ou um inimigo. Para ele interessa, sobretudo, o êxito financeiro. A qualquer preço.
Entre tantas bravatas, já ameaçou anexar o Canadá, transformando-o no 51° Estado americano; impor severas restrições à imigração proveniente do México e comprar a Groelândia da Dinamarca.
Em relação aos 02 primeiros países, somente impôs uma sobretaxa de 25% nas trocas comerciais.
Já, a Ucrânia…Bem, concordo com o Trump quando destaca o erro do Governo Biden e da Comunidade Europeia para inseri-la na OTAN, com os Americanos pagando a conta. Era previsível, então, a reação de Moscou. O Zelensky iludiu-se ao entrar nessa aventura.
Agora, a paz não pode ser trocada, graciosamente, pelo acesso indiscriminado às terras e minerais ucranianos, a título de compensação financeira. Seria a versão 2.0 do Tratado de Versailles que impôs severas sanções à Alemanha, ao final da I Guerra Mundial?
Por sua vez, tomar Gaza dos Palestinos para transformá-la em um ‘resort’ mediterrâneo, como – ontem – veiculado em bizarro vídeo na rede social do Presidente americano, é um escárnio. Indigno.
Por último, vender a cidadania americana em troca de US$ 5 milhões mostra a inusitada face do Trump e seus acólitos. É o anunciado ‘Gold Card’. Falta – agora, tão somente – ele vender a Casa Branca.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 28/02/2025