AMRIGS DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA EM PELOTAS RESPONSABILIDADES LEGAIS DOS MÉDICOS NA PANDEMIA

63
A Dra. Clarissa Castagno preside a Associação Médica de Pelotas.

Associação Médica de Pelotas (AMP) recebe evento nesta quarta-feira(18)

A pandemia alterou a rotina de toda a população e, como não poderia ser diferente, a rotina médica foi altamente impactada. Se antes o tema da judicialização na área já era preocupante, com o novo cenário tornou-se ainda mais relevante. A Caravana Digital AMRIGS acontece na quarta-feira (18/08), a partir das 19h30 na sede da Associação Médica de Pelotas (AMP) e com transmissão ao vivo via Sympla Streaming. O objetivo do encontro é debater os desafios da atuação dos médicos diante da pandemia, do ponto de vista ético e de responsabilidade civil. Como convidados, participam a médica especialista em Otorrinolaringologia e em Medicina do Trabalho, Tatiana Della Giustina; o médico especialista em cirurgia oncológica e diretor de Comunicação da AMRIGS, Marcos André dos Santos; o assessor jurídico da AMRIGS, Luís Gustavo Andrade Madeira; e a especialista em Direito Médico, Fernanda Eichenberg.

A mediação será feita pela médica especialista em otorrinolaringologia e presidente da Associação Médica de Pelotas, Clarissa Castagno. Além disso, o evento terá participação do presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr. Haverá emissão de certificados para os participantes. A 6ª edição de 2021 da Caravana Digital AMRIGS conta com o apoio da Associação Médica de Pelotas, da Associação Médica do Rio Grande e da Seccional de Santa Vitória do Palmar.

Palestrantes:

Dra. Tatiana Della Giustina

Média especialista em ORL e em Medicina do Trabalho. É mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM, concluiu Doutorado em Saúde Pública em 2018, na UCES, em Buenos Aires, Argentina. Foi Perita Judiciária concursada pelo TJRS e Coordenadora da Unidade Médico Pericial do DMJ do TJRS, além de Presidente e Secretária de Defesa Profissional da ASSOGOT. Atualmente, é Conselheira Federal Efetiva do CFM, eleita em 2019 pelo RS e 2° Secretária da Diretoria do CFM.

Dr. Marcos André dos Santos

Médico especialista em cirurgia oncológica, coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HU Canoas e médico concursado do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e preceptor das residências médicas em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria. É membro titular da Comissão de Ética da SBCCP, conselheiro do CREMERS, ex-conselheiro do Departamento de Fiscalização do CREMERS e, atualmente, subcorregedor do CREMERS.

Dr. Luís Gustavo Andrade Madeira

Assessor jurídico da AMRIGS desde 1997, sócio fundador do escritório Andrade Madeira Advogados Associados, que conta com 38 anos de experiência forense na defesa do Médico. Advogado com experiência em Direito Civil, Direito Processual Civil, Defesa do Médico, Direito de Família, atuando também na área de ética e legislação profissional. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestre em Direito, e Doutorando em Filosofia, pela PUCRS. Professor da Faculdade de Direito da PUCRS desde 1985, já tendo exercido os cargos de Vice-Diretor e Coordenador daquela Instituição de Ensino. Foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 1993 e 1995, participando do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS desde 1987 até 2014. Atualmente Professor da Escola Superior da Magistratura. Professor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil RS, Professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado Rio Grande do Sul, professor licenciado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Dra. Fernanda Eichenberg

Bacharel em Direito, formada pela PUC/RS em 2005, inscrita nos quadros da OAB/RS desde 2006, OAB/RS 66.785. É especialista em Direito Tributário – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses, pelo IPOG, especialista em Direito Médico, Perita Judicial filiada ao Conselho Nacional de Peritos Judiciais registro n.º 01.00.3716.

Redação: Marcelo Matusiak/PlayPress