
UMA BATALHA APÓS A OUTRA
Ivon Carrico*
Não! Não estou me reportando ao grande vencedor do Oscar, ontem, celebrado na Capital do cinema. Para decepção dos brasileiros, desta vez, não levamos a famosa estatueta. Como ocorreu no ano passado.
Lendo as tantas sinopses destaco esta: “O filme explora temas como polarização política, crise migratória e a paranoia da vida contemporânea, situado em um ambiente de resistência e luta contra o autoritarismo’.
Poxa! Então, ganhamos!! Pois, tem tudo a ver com o Brasil… Uma paródia da vida nacional?!! Será uma releitura cômica, irônica ou satírica daqui dos trópicos? Pois, aqui, como diz o famoso adágio popular ‘nós matamos um leão a cada dia’.
Relembrando o Nelson Rodrigues ele falava muito dessa paranoia nossa, diária, para sobreviver em meio às tantas tragédias. Nessa batalha diária muitos até pensam em desistir das suas lutas, dos seus sonhos. E, seguir caminhos nada animadores. Mas, não e, tão somente, pelas questões pessoais.
Mas, também, pela desesperança que vem do alto. Daqueles que – exatamente – deveriam gerir com zelo a vida nacional para melhor ensejar uma digna equidade social. A tão desejada justiça social.
Mas, não é o que se vê. Aqui, o Estado Democrático de Direito – tão invocado – é para poucos. Diuturnamente, assistimos aos descalabros que privilegiam, imoralmente, a esses novos fariseus.
É assustador o descrédito nas tantas lideranças e, sobretudo, sim – repito – sobretudo, nas altas instituições que deveriam zelar pela decência da coisa pública. E, nada fazem para acabar com essas tantas iniquidades. Ao contrário, elas fazem parte do problema e, não, da solução. Até quando?
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 16/03/2026











