DESTAQUE DE SÁBADO: O TREZE VAI AO ENCONTRO DAS PESSOAS!

712
Treze Horas direto do ‘Café Aquários’: Mais perto das pessoas impossível!

Uma marca nos 41 de Treze: IR AO ENCONTRO DOS OUVINTES!

Um dos destaques nos 41 Anos de Treze Horas é quando o programa sai do estúdio e vai para as transmissões externas. Este é o nosso ‘Destaque de Sábado’ de hoje. E foram inúmeras, incontáveis transmissões até mesmo internacionais como o leitor poderá testemunhar ao longo desta matéria. Mas também diversas transmissões na cidade, em locais marcantes e até mesmo em outros municípios da zona sul do estado. Externas são uma marca do programa ao longo de seus 41 anos no ar. É uma maneira dos integrantes da equipe irem ao encontro dos ouvintes, uma maneira de estar perto daqueles que são o propósito da existência do programa: a sua audiência de todos os dias!

Treze Horas direto de Canguçu, dos estúdios da Rádio Liberdade, integrante da Rede Sul Riograndense de Rádios. O programa indo ao encontro das pessoas da região sul através de emissoras parceiras. Uma marca nos 41 anos de Treze.

REDE SUL RIOGRANDENSE DE RÁDIO

O Treze coordena a Rede Sul-riograndense de Rádio que reúne diversas emissoras de cidades da Zona Sul do RS. Na foto acima o registro de um programa especial direto de Canguçu, na Rádio Liberdade coma participação de Sebastião Ribeiro Neto, um grande parceiro do Treze. Sempre que um grande evento está acontecendo a Rede se une para transmissões especiais, como foi o exemplo em relação a duplicação da BR-116 trecho sul, onde programas foram gerados em rede direto de Brasília.

ESPECIAIS

Embora situado na cidade de Pelotas, o Treze Horas realizou coberturas de eventos em diversos países. Nessas ocasiões especiais, em sua série, sempre adotou o nome da cidade da transmissão.

EUROPA

Entre as coberturas notórias do programa, estão Londres Treze Horas, na queda de Margareth Tatcher, em 1990; Berlim Treze Horas, na derrubada do Muro de Berlim, em 1989; Lisboa e Aveiro Treze Horas, em 1996, 1997 e 2000 durante o Projeto Luso Grande do Sul, idealizado pelo Treze para as comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil; Paris Treze Horas, durante a Copa do Mundo de 1998, com Paulo Gastal Neto, José Antônio Costa e Manoel Valente; Köln (Colônia – Alemanha) Treze Horas, durante a Copa de 2006, com Paulo Gastal Neto.

VATICANO

Foram transmitidos, do Vaticano, a cobertura das eleições dos papas João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e concessão do “palium” de Arcebispo ao Arcebispo Metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, em 29 de junho de 2011. O Treze Horas também esteve presente durante o Conclave de março de 2013, quando da eleição do 1º Papa da América Latina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

ÁSIA

Na Ásia, o Treze Horas deu voz à devolução de Hong Kong à China, em 1997, na caso do Hong Kong Treze Horas. Também transmitiu de Bangkok, Pequim, Tóquio e Macau em séries de uma semana. Com participação de Viviane Senna da Silva, o debate Tóquio Treze Horas foi levado ar, diretamente da capital japonesa, quando do jogo Grêmio x Ajax de Amsterdam, válido pela decisão do Mundial de Clubes. A irmã do piloto Ayrton Senna participou da transmissão, diretamente de São Paulo, através de texto que recuperava as três conquistas de Ayrton Senna na Fórmula 1, todas obtidas em Suzuka, Japão. Em 1998, mais uma vez na Ásia, com Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto, o Macau Treze Horas, por ocasião do Congresso Internacional de Universidades de Língua Portuguesa; Também em 1998 o Pequim Treze Horas, em um 1º de Maio, Dia do Trabalho, o programa transmitiu diretamente da China.

AMÉRICA LATINA

Durante a Copa do Mundo de 1986, o Treze Horas foi ao ar diretamente do México, na série Guadalajara Treze Horas, acompanhando o evento durante 30 dias. As transmissões especiais contaram com a presença do jornalista João Saldanha, do Rio de Janeiro, que integrou a equipe de Debates Pelotas Treze Horas também na Cidade do México. Do mesmo país, em 14 de junho 1986, o Treze transmitiu o funeral do escritor argentino Jorge Luis Borges com depoimento do poeta Octavio Paz (Borges foi sepultado em Genebra, na Suíça, no cemitério de Plain-Palais).

No Brasil, o Treze também contou com a participação de Oscar Niemeyer. O programa foi ar diretamente do escritório do arquiteto, no ano de 2010. Também o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atuou como comentarista convidado do Brasília Treze Horas, tendo ao seu lado Dona Sarah Kubitsckek, durante a Convenção Nacional do PMDB que oficializou os nomes de Tancredo de Almeida Neves e José Sarney como candidatos a presidente e a vice-presidente da República. O arquivo do site contém as falas de FHC.

Aldyr Garcia Schlee, professor universitário, escritor, criador da camiseta canarinho da Seleção Brasileira, foi um dos principais colaboradores por ocasião da criação do Debate Pelotas Treze Horas, em 6 de Novembro de 1978. Em Brasília, ele e Clayton Rocha coordenaram a Série Brasília Treze Horas durante a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, no final dos anos 80.

Designado por ato do Governador do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares, o jornalista Clayton Rocha não apenas dirigiu a Série Rio de Janeiro Treze Horas na Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio 92, como chefiou a Delegação Oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.