96a. EXPOFEIRA É LANÇADA EM PELOTAS

262
11.08.2022 Prefeita Paula Mascarenhas participa do Lançamento da 96ª Expofeira de Pelotas ao lado do presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier. Foto Rodrigo Chagas

Prefeita Paula acompanhou a cerimônia e destacou material de apresentação da Feira, que valoriza o cuidado com as futuras gerações

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, na noite de quinta-feira (12), o lançamento da 96ª edição da Expofeira de Pelotas, no salão nobre do Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, na Associação Rural. Depois de dois anos em formato híbrido, presencial e virtual, a maior feira agropecuária da região retorna integralmente presencial entre os dias 3 e 9 de outubro. Este ano, o evento foca no sentimento de pertencimento entre o setor e a população urbana, trazendo o tema “Agro é minha vida – Agro é tua vida”.

A chefe do Executivo falou da sua satisfação em acompanhar o lançamento da Feira, ressaltando que está ao lado da Associação Rural, do Sindicato Rural, dos produtores, ao lado de quem produz. A gestora também relacionou o vídeo exibido, sobre a 96ª Expofeira, com as comemorações dos cinco anos do Pacto Pelotas pela Paz, celebradas com as crianças brincando ao ar livre. “Quando a Associação Rural de Pelotas, uma associação de empresários, de produtores rurais, tem a sensibilidade de colocar um vídeo como esse de um menino com sua avó, essa ideia da importância das futuras gerações, com poesia, isso me toca muito especialmente. Estamos aqui falando de agronegócio, de economia, de valor econômico e dando lugar às crianças que são a nossa prioridade. Ainda neste ano vamos lançar o próximo pacto, que será o Pacto Pelotas para as Crianças, porque precisamos protegê-las e estimulá-las, para que possam construir o futuro”, anunciou Paula, parabenizando os organizadores da Expofeira.

A temática da edição deste ano – “Agro é a minha vida e a tua também” – foi apresentada pelo presidente da entidade, Augusto Rassier, que afirmou que a proposta está voltada à proximidade do agro com as pessoas, sem perder a essência e a tradição da Feira com os negócios que movimentam o setor na região, por meio de leilões de reprodutores, expositores de grandes marcas de tratores, colheitadeiras, prestadores de serviços, entre outros. “Nós queremos trazer o público urbano pra se engajar dentro do cenário rural, mas, também, provocar o desenvolvimento econômico, novos negócios que fazem parte do agronegócio”.

Negócios e atrações

A edição de 2022 da Expofeira de Pelotas contará com mais de mil animais, disponíveis para comercialização em leilões e julgamentos. A projeção é de superar a movimentação de negócios do ano passado, que foi de R$ 8,5 milhões.

Entre os destaques da programação está a Conferência Rural, que será um ciclo de palestras com nomes de relevância nacional nas áreas de pesquisa, comunicação e produção sobre temáticas relativas à sustentabilidade e à tecnologia, que terá o apoio do Poder Público.

A feira de 2022 também traz o Expo Bike, que distribuirá mudas de plantas pelas ruas de Pelotas. Além disso, a Expofeira valorizará os pequenos produtores com a Feira da Agricultura Familiar, que terá ambientes maiores e praça de alimentação.

Também acompanharam a cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e Cristiano Silva (União Brasil), os deputados Federal Daniel Trzeciak (PSDB) e Estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), os comandantes do 4º BPM e do CRPO-Sul, respectivamente, major Paulo Scherdien e o tenente-coronel Cláudio Goggia, o chefe-geral da Embrapa, Roberto Pedrozo de Oliveira, e o presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner.