29ª FENADOCE CONTABILIZA 81 MIL VISITANTES DESDE A ABERTURA

164
Desde que abriu ao público no dia 02 de junho, a 29ª Fenadoce já contabilizou cerca de 600.500 doces vendidos e 81.000 visitantes. Foto: Rafael Takaki – Fenadoce / Divulgação.

Desde que abriu ao público no dia 02 de junho, a 29ª Fenadoce já contabilizou cerca de 600.500 doces vendidos e 81.000 visitantes. Além do sucesso nos números, os doces têm dividido a atenção com outro destaque desta edição: as crianças. Com a temática “Doce Sabor da Infância”, o público infantil está recebendo atenção especial na programação, como a experiência de uma aula-show de gastronomia que ocorreu nesta quarta-feira (07). Ao longo do dia, a Prefeitura Municipal de Pelotas também lançou em seu estande o programa “Pelotas, Cidade das Crianças”.

Os aprendizados gastronômicos das crianças no Festival de Gastronomia foram conduzidos com apoio da Doçaria Pelotense e participação do projeto “Alunos em Ação”, da Faculdade Senac Pelotas. Bryan Chaplin, Chef e Coordenador do curso de Gastronomia da instituição, explicou que a iniciativa ensina a história de Pelotas para as novas gerações. “2023 é um ano especial para a Fenadoce, envolvendo as crianças e a tradição do doce. É através delas que vamos manter a nossa história, afinal, se elas não aprendem, toda essa cultura doceira pode se perder um dia”, destacou Chaplin.

Durante a oficina, as crianças despertaram a curiosidade não apenas pelos sabores, mas também pela história do doce escolhido para a aula: o tradicional quindim. As oficinas de Culinária Kids são realizadas pelos alunos de gastronomia da Faculdade Senac com orientação dos seus professores. A iniciativa é aberta ao público, e as instituições que tiverem interesse em participar também podem entrar em contato com a Faculdade Senac para agendar uma visita.

Lançamento da Prefeitura Municipal

A véspera do feriado contou ainda com o lançamento do programa “Pelotas, Cidade das Crianças”, com a participação da prefeita Paula Mascarenhas. A iniciativa envolve todas as secretarias municipais para transformar a cidade a partir do olhar das crianças e torná-la mais segura e com espaços ao ar livre para brincar com autonomia. A Prefeita parabenizou todos que trabalharam pela criação do programa e a própria Fenadoce por levar a importância das crianças para o tema deste ano.