11º FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA RESERVA ATRAÇÕES ESPECIAIS PARA SUA ÚLTIMA SEMANA

197
2023 foi o ano da retomada do Festival Internacional Sesc de Musica. Foto: Ronald Mendes

Um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, Festival continua até sexta-feira

A vasta programação cultural do 11º Festival Internacional Sesc de Música segue encantando a comunidade nesta semana. em Pelotas Na lista de atrações gratuitas, dentre concertos e recitais, está a apresentação da Orquestra Jovem Sesc Brasil, com seu núcleo de sopros e percussão, no Theatro Guarany nesta terça-feira, 24 de janeiro, às 20h30. O grupo reúne 51 alunos de projetos musicais do Sesc em nove estados – Pernambuco, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Roraima, Maranhão e Piauí, e a apresentação terá transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

As atividades seguem até sexta-feira, 27 de janeiro. São destaques da programação, também, a Gala Lírica, que será apresentada pelo núcleo de alunos do Festival no Theatro Guarany às 20h30 desta segunda-feira, dia 23, exaltando o talento dos cantores em formação no evento. Ainda, um espetáculo em homenagem a Assumpção Avendano Júnior, pelotense precursor do choro na cidade. O show será apresentado no Theatro Guarany na quarta-feira, 25, às 20h30, trazendo clássicos do compositor e revisitando a memória coletiva e sonora das noites boêmias no Bar Liberdade, em Pelotas. O espetáculo também terá transmissão ao vivo do site do Festival.

A programação completa da última semana do 11º Festival Internacional Sesc de Música pode ser conferida no site do evento. Além do Guarany, recebem atrações diferentes espaços da cidade, como a Comunidade Católica São Miguel, no Monte Bonito; a Paróquia Amor Divino, na Colônia Santo Antônio; e o Largo Mercado Público que, na sexta-feira, às 20h30, recebe a última apresentação do evento: um concerto da Orquestra Acadêmica regida por Evandro Matté. Para as apresentações nos teatros Guarany e Sicredi, que têm limite de lotação, os ingressos gratuitos precisam ser retirados com antecedência na Rua Lobo da Costa, 849, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Há limite de um par por pessoa e sugere-se a doação de um quilo de alimento ao projeto Mesa Brasil Sesc.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã

Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde

Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino

Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)

Ingressos: Entrada gratuita para todos os espetáculos, mas para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos na Rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: Nos dias 23 e 24 são distribuídos ingressos para os dias 24, 25 e 26. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente, às 19h, antes de cada concerto na entrada dos teatros, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.

Inclusão: Alguns espetáculos possuem o recurso de audiodescrição e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de transmissão ao vivo. Confira no site www.sesc-rs.com.br/festival quais são.