11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE MÚSICA É LANÇADA EM PELOTAS

34
O diretor cultural do SESC – Silvio Bento – formalizou o lançamento do 11º Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas – Foto Michel Corvello

Evento desta terça-feira (12/07) marcou o início das inscrições de alunos

Reconhecido pela diversidade de sua programação e por proporcionar integração cultural, aprendizado e troca de experiências, o Festival Internacional Sesc de Música se prepara para sua 11ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de janeiro de 2023, em Pelotas. A cerimônia de lançamento do evento, ocorrida na noite de terça-feira, 12 de julho, na Prefeitura Municipal, contou com a presença de autoridades, músicos, artistas, imprensa e convidados para marcar o início das inscrições para os cursos de instrumentos, canto lírico e choro, com práticas de música de concerto, orquestra e banda sinfônica.

O retorno do Festival, acolhido pela comunidade local, foi celebrado pelos presentes. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, ressaltou o impacto para a comunidade, que apreciará gratuitamente as produções musicais em vários pontos da cidade. “Os nossos dois últimos janeiros foram diferentes, mais tristes e silenciosos. Não tem nada mais comovente do que caminhar pelas ruas e escutar os acordes de forma democrática e inclusiva como arte tem que ser”, afirmou.

O diretor regional interino do Sesc/RS, Silvio Bento, exaltou o acolhimento do município. “Nada faria sentido se a comunidade não abraçasse a cultura e o Festival. Planejamos essa edição para qquea retomada seja especial”, destacou. Da mesma forma, o vice-presidente da Fecomércio-RS Gilmar Bazanella pontuou o significado do anúncio da próxima edição: “Finalmente temos a possibilidade de nos reencontrar e movimentar economicamente e culturalmente a cidade de Pelotas”.

Músicos do Brasil e do mundo podem se candidatar às bolsas integrais e parciais de estudo pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, até o dia 12 de agosto. As capacitações oferecidas são: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho).

Retomando as atividades presenciais após quase três anos, o 11º Festival Internacional Sesc de Música homenageia quatro grandes compositores da música de concerto: o alemão Johannes Brahms e os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Avendano Júnior. Este último, pelotense, foi relembrado com carinho durante o lançamento com a apresentação de duas de suas composições executadas por Paulinho Martins e Grupo. O Choro, aliás, é uma tradição do município e terá uma forte presença nesta edição do Festival que, além dos cursos, proporciona aos alunos a oportunidade de participar de Recitais de Música de Concerto, Prática de Orquestra, Prática de Banda Sinfônica e de Choro.

Lançamento do 11º Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas – Foto Michel Corvello

Com 42 professores reconhecidos mundialmente em academias, conservatórios de música e orquestras com origem, além do Brasil, dos Estados Unidos, China, Chile, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão, o Festival Internacional Sesc de Música conta com o com apoio das Universidades Federal e Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.

Inscrições para os cursos – 11º Festival Internacional Sesc de Música

Período de inscrições: 12/07 a 12/08/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 1ª chamada: 05/09 a 20/09/2022

Divulgação dos selecionados e matrícula 2ª chamada: 26/09 a 10/10/2022

Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival

Cursos disponibilizados:

Música de Concerto

Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa

Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote

Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba

Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição

Choro (Violão, Sopros, Acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)

Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica (não há inscrição. Serão realizados pelos alunos selecionados para os cursos de instrumentos)

Música de Câmara (recitais serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos)

Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música

O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais

Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas

Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade

Classes de Música de Concerto: turno da manhã
Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)