UPA AREAL COMPLETA 5 ANOS

99
Sob a gestão do IBSAÚDE, desde 2019, a unidade passou a  contar com  ferramentas administrativas e assistenciais que otimizaram e qualificaram o processo de trabalho da UPA. Foto: Glauco Arnt

Satisfação do Usuário do SUS marca os 5 anos da UPA Areal em Pelotas
Pesquisa ouviu 3. 597 pessoas acolhidas na unidade de saúde 

Nesse 02/07, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas Areal, em Pelotas, completa cinco anos de atendimento à população. E o resultado de uma pesquisa realizada na unidade demonstra que o trabalho desempenhado até aqui está dando certo.

Sob a gestão do IBSAÚDE, desde 2019, a unidade passou a  contar com  ferramentas administrativas e assistenciais que otimizaram e qualificaram o processo de trabalho da UPA. Segundo o diretor da unidade, Guilherme Bergman, desde que o instituto assumiu a unidade, em 21 de dezembro de 2019 até o último mês de maio, foram realizados 66.536 atendimentos,  73.280 exames laboratoriais e  195.819 procedimentos.

O quadro funcional foi ampliado com a contratação de médicos,  técnicos, serviço de portaria 24 horas e profissionais da segurança do trabalho ( dos colaboradores e usuários). Além disso, foram adotadas avaliações de desempenho do quadro funcional e a capacitação contínua para os processos de trabalho e assuntos inerentes à demanda da COVID-19,  através da IBSAÚDE Escola, para coordenação e colaboradores.

A tomada de decisões passou a ser feita acompanhando os indicadores, também foi reduzido o número de contratos terceirizados.
O IBSAÚDE, implantou o serviço de exame de imagem (Raio X), que passou a ser oferecido nas dependências da unidade, bem como a rotina de triagem clínica foi transferida para área externa da UPA a fim de evitar contágio cruzado com pacientes e acompanhantes sem síndrome gripal.

Com o avanço da pandemia, em março de 2020, a unidade passou a atender exclusivamente usuários adultos com síndrome gripal aguda. Foi necessário reestruturar a unidade para atingir os objetivos traçados pela gestão municipal, de assegurar à toda comunidade uma referência no  pronto atendimento SUS.

Os pacientes passaram a ser testados por RT-PCR, conforme nota técnica da Secretária Municipal de Saúde. Conforme a evolução do quadro respiratório são transferidos para a rede hospitalar, por meio da central de regulação da SMS, seja para leitos de enfermaria ou leito de UTI COVID-19. Pacientes sem síndromes gripais são encaminhados à rede básica ou ao Pronto Socorro de Pelotas.

“Posso afirmar que é desafiador estar a frente de uma unidade referência para adultos com síndrome gripal aguda, na maior cidade da metade sul do RS. O apoio do IBSAÚDE, da Secretaria Municipal de Saúde, colaboradores, hospitais e prestadores de serviço colaboram para que tenhamos resolutividade pra atingir os anseios da comunidade”, afirma Bergman.

Uma pesquisa realizada na unidade de saúde apontou que 97,10% dos  3.597 usuários pesquisados, avaliam que a UPA Areal apresenta bons serviços. Para os próximos anos, as metas traçadas incluem o fortalecimento da relação com instituições de ensino através da IBSAÚDE Escola, a fim de viabilizar campo de estágio curricular; manter a atual estrutura funcional; implantar serviço de telemedicina e o certificado de qualidade ONA; aprimorar o projeto de capacitação continuada e as ferramentas de gestão, além de buscar maior participação no Conselho Municipal de Saúde.