O programa Pelotas Treze Horas, da Rádio da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), recebeu na sexta-feira (18) o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Maia estava acompanhado pelo deputado federal Daniel Trzeciak-PSDB, e ambos debateram com os integrantes da mesa coordenada pelo Jornalista Clayton Rocha há mais de 40 anos.
Durante a conversa com os debatedores, Maia respondeu questionamentos aproveitou o espaço para salientar o trabalho do programa em favor da duplicação do trecho sul da BR-116. Rodrigo Maia também falou sobre artigo da PEC Paralela que propõe o fim da isenção previdenciária para as entidades filantrópicas, o que poderá afetar a funcionamento da UCPEL e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), uma grande preocupação do Reitor José Carlos Bachettini Jr.
Na avaliação de Maia, o texto, elaborado pelo senador Tasso Jereissati, deverá ser debatido pelos deputados ao chegar à Câmara. O presidente avaliou que poderá se tornar um problema caso esse artigo da PEC seja aprovado, uma vez que essas instituições atendem grande demanda educacional e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se a instituição tem metade dos alunos com bolsa do Prouni, tem um hospital que atende SUS, como que da noite para o dia vamos mudar a sua estrutura sem compreender que não tem como municípios e estados passarem a atender essa demanda”, falo Maia no Treze Horas.
Sobre a Reforma da Previdência, Maia reafirmou seu compromisso em também organizar a previdência pública da união, assim como a previdência dos estados e municípios. Ele ainda destacou que o Brasil está próximo aos 90% de endividamento federal. “Países com a mesma realidade de renda do Brasil geralmente tem um endividamento de 50%”, completa.
Proposta pelo deputado Daniel, a presença de Maia em Pelotas teve como principal objetivo aproximar a região do Congresso Nacional. “A ideia é que o Rodrigo possa levar nossas pautas a Brasília, em áreas como infraestrutura, saneamento básico e educação”, disse Trzeciak no Treze.