PREFEITA PEDE QUE POPULAÇÃO SAIA DAS ÁREAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO – Podcast

723
Paula também divulgou um mapa que mostra as áreas de risco que devem ser evacuadas pela população. Foto: Imagem salva na internet – Instagram da PMP

A ENTREVISTA DA PREFEITA PAULA ESTÁ A PARTIR DO MINUTO 20

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, participará do Treze Horas desta terça-feira, 07.05. Ela confirmou a pouco em uma transmissão oficial da Prefeitura de Pelotas, a possibilidade da cidade receber grande volume de água que desce do Guaíba, a partir de amanhã.

Paula também divulgou um mapa que mostra as áreas de risco que devem ser evacuadas pela população. Ela afirmou que a enchente deve se acentuar a partir desta quarta-feira, mas que a população deve deixar os locais imediatamente por precaução, mas com tranquilidade.

Devem deixar suas casas desde já os moradores das áreas em vermelho no mapa, como a Colônia Z-3, de todo o Laranjal, do Pontal da Barra, da costa do Arroio Pelotas, dos Lagos de São Gonçalo, Navegantes, Fátima, Parque Una e Quadrado.

Áreas destacadas em laranja, como Farroupilha e Colina do Sol, devem ficar em alerta, sem risco de inundação iminente e não precisam sair de casa imediatamente.

Segundo ela, a inundação de 1941 chegou à Praça da Alfândega, estimada em 2,90m. A expectativa é de que “se repita a situação de 41 com um pouco mais de gravidade”. A estimativa é de 40 centímetros de elevação acima de 1941. Ela ressaltou que o dique de contenção dá uma segurança maior, embora não se saiba como ele vai resistir à enchente atual. “Estamos sendo conservadores nas orientações para que não haja riscos”.

Pede que os moradores deixem suas casas e procurem casas de parentes e amigos apenas com animais de estimação e roupas. “O maior patrimônio que a gente tem é a própria vida, o resto se recupera”.

Moradores que precisarem de auxílio devem entrar em contato com os números de emergência: 153 (Guarda Municipal), 193 (Bombeiros) e 190 (Brigada Militar).