POSSE DA PREFEITA PAULA MASCARENHAS E DO VICE IDEMAR BARZ

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Posse da prefeita Paula Mascarenhas e do vice-prefeito Idemar Barz, no primeiro dia de 2021.

Uma posse sem convidados, transmitida pela internet para cumprir os protocolos de distanciamento social previstos no enfrentamento da pandemia ao coronavírus. Assim foi a solenidade de posse da prefeita Paula Mascarenhas e do vice-prefeito Idemar Barz, no primeiro dia de 2021. Além dos chefes do executivo municipal também foram nomeados os 28 secretários de governo.

A sessão solene foi transmitida via página da Prefeitura no Facebook, também foi acompanhada em um sala de acesso restrito na internet por autoridades, entre elas, o governador do Estado, Eduardo Leite, os reitores das Universidades locais, o diretor do Forum, além de lideranças políticas e empresariais da região. Na Sala Frederico Trebbi, saguão do Paço Municipal, estiveram presentes os 28 secretários de governo, além da imprensa – todos acomodados conforme determina o Distanciamento Controlado.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores, eleito nesta sexta-feira (1º), Cristiano Silva (PSDB). Após orientar o juramento dos dois chefes do executivo e a assinatura do termo de assunção aos cargos, Silva falou sobre a importância da harmonia entre o executivo e o legislativo.

” É indispensável a boa relação, a harmonia entre os dois poderes. Até porque o pós-pandemia vai exigir muito de todos nós e temos o compromisso de nos ajudar mutuamente para o desenvolvimento de nossa cidade”, falou o parlamentar.
O primeiro a ser empossado foi o vice-prefeito Idemar Barz, que ao discursar destacou ser o primeiro vice-prefeito reeleito na história de Pelotas. “Destaco aqui a palavra lealdade- estarei sempre ao lado da Prefeita, à disposição de todos, em especial da população. Serei o mesmo Idemar de sempre, disposto a aprender e ajudar a todos”, afirmou Barz.

Novos desafios

Já empossada para a gestão 2021-2024, a prefeita Paula Mascarenhas agradeceu a reeleição, apesar de admitir não ter “simpatia” pela continuidade, mas disse que a aprovação de 70% nas urnas demonstrou o reconhecimento dos pelotenses ao trabalho feito na gestão anterior.

“O povo de Pelotas aprovou nosso Pacto pela Paz, nossa forma de democratizar a cultura por meio de editais, nosso apoio ao turismo, o processo de regularização fundiária que ampliamos, a educação de turno integral a que demos início, as tantas obras que fizemos e que transformam para melhor o centro da cidade, nossos bairros e nossa colônia, aprovou nosso planejamento para a mobilidade e nosso enfrentamento à pandemia. Nestes quatro anos nós preservamos e transformamos vidas e isso justifica um mandato”, discursou.

Paula lembrou de compromissos feitos em 2017- início do primeiro governo, que foram cumpridos e são, segundo ela, responsáveis pela manutenção do seu governo, como a redução dos índices de violência- as ações na segurança pública, a educação e o transporte rural. O desafio, disse a gestora recém-empossada”, será a ampliação dessas políticas públicas e o enfrentamento do pós-pandemia nas mais diversas áreas, entre elas a saúde, educação e economia do município. Ao encerrar o discurso deixou claro que a gestão trabalhará pelo povo de Pelotas.

“Nada é mais belo em Pelotas do que seu povo, diverso, sofrido, alegre, trabalhador, cheio de esperança e talento. Que sejam elas, pessoas com deficiência, mulheres e homens, jovens, idosos, índios, negros, com sonhos, com vozes, com rostos e jornadas diversas que justifiquem para nós, a cada momento, nossa missão e que seja para elas, sempre, que busquemos entregar uma cidade melhor. Uma Pelotas mais acolhedora, uma Pelotas de mais oportunidades”.

Secretariado

Após a sessão solene que empossou os chefes do executivo, foram nomeados os 28 secretários de governo. Todos receberam da prefeita e do vice-prefeito um pin com o brasão municipal. Os titulares das pastas municipais são:

  •  Adriane Silveira, secretária de Educação e Desporto;
  •  Berenice Nunes, PrevPel;
  • Eduardo Schaefer, Secretaria de Qualidade Ambiental;
  •  Eduardo Trindade, Procuradoria-Geral do Município;
  • Fábio Machado, Secretaria de Governo e Ações Estratégicas;
  • Fábio Suanes,Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura;
  • Fábio Tedesco,Assessoria Especial do CONSSEDI;
  • Flávio Al Alam, Secretaria de Trânsito e Transporte;
  • Flávio Ferreira, Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana;
  • Giorgio Ronna, Diretoria do Theatro Sete de Abril;
  • Giovan Peres Pereira, Secretaria de Obras e Pavimentação;
  • Gustavo Azevedo, Assessoria Especial de Comunicação;
  • Gilmar Bazanella, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação;
  • Henrique Pires, Assessoria Especial de Relações Institucionais;
  • Hugo Miori, Assessor Especial de Resiliência e Proteção à Defesa Civil;
  • Jair Seidel, Secretaria de Desenvolvimento Rural;
  • Jairo Dutra, Secretaria da Fazenda;
  •  José Olavo Bueno dos Passos, Secretaria de Assistência Social;
  • Kelli Baum Schaefer, Chefia de Gabinete;
  • Coinpel, Leandro da Silva Felix;
  • Michele Alsina, Sanep;
  • Paulo Pedrozo, Secretaria de Cultura;
  • Roberta Paganini, Secretaria de Saúde;
  • Roberto Ramalho, Secretaria de Planejamento e Gestão;
  • Roger Ney, Eterpel;
  • Ubirajara Leal, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária; e,
  • William Sottoriva, Secretaria de Administração e Recursos Humanos.