POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto
***
O RECADO – Os pelotenses deram um recado nesta eleição. Ele não é somente sobre a vitória de Fernando Marroni e do Partido dos Trabalhadores. O povo de Pelotas elegeu, em primeiro lugar, um homem da terra e a influência bairrista fez valer a pequena diferença. A base local se mostrou forte e decisiva. O povo pelotense disse não a aventura, a manipulação, a estratégia de momento. A vitória de Marroni representa muito mais do que um sucesso do PT, mas sim – também e talvez mais do que isso – uma negação a ‘venda nos olhos’ de um administrador.
***
PRÓXIMO – O PDT deverá fazer parte da nova administração do prefeito eleito Fernando Marroni. Reginaldo Bacci deverá integrar a área do desenvolvimento local e regional. Reginaldo Bacci fez mais de 6 mil votos no primeiro turno e integrou-se a campanha de Marroni no segundo. O MDB também deverá integrar o governo com manutenção de alguns cargos já ocupados na atual administração. O apoio de Irajá no II Turno foi providencial para a preservação, mas não deixa de revelar uma diminuição de seu partido.
***
NÚMEROS – Após 20 anos, PT volta à prefeitura. Ele assume o município ao lado da vice, Daniela Brizolara (PSOL). A diferença pró Marroni foi de apenas 1263 votos.
***
MEGA – A Wilson Sons anunciou um acordo para a venda de seu controle para a SAS Shipping Agencies Services Sàrl, subsidiária integral da MSC (Mediterranean Shipping Company). O contrato prevê a venda de toda a participação de 56,47% detida pela britânica Ocean Wilsons Holdings Limited (OWHL), atual controladora da Wilson Sons, por R$ 4,352 bilhões. O Tecon Rio Grande, terminal operado pela Wilson Sons, com quase 30 anos de atuação, entrou no negócio. Ele é o porto brasileiro mais bem avaliado no ranking nacional, sendo considerado o mais eficiente do Brasil, na abordagem administrativa do Índice Global de Desempenho Portuário de Contêineres do Banco Mundial (CPPI) e IHS Markit. O terminal também é o único representante brasileiro a figurar entre os 50 melhores portos do mundo, de acordo com a mesma abordagem. O índice analisou mais de 300 instalações em todos os continentes e utilizou dados dos maiores armadores do mundo, responsáveis por 76% da movimentação global de contêineres.
***
Foi lançado, na quarta-feira, 23.10, o livro ‘Ruy Carlos Ostermann – Um Encontro com o Professor’, escrito pelo jornalista e associado da Aceg Carlos Guimarães. A obra já está disponível nas lojas da Livraria Vanguarda. O exemplar conta vida e carreira de Ostermann como comentarista esportivo e o papel dele na sociedade e nas áreas públicas e culturais. Nesta sexta-feira 1° de novembro, às 18h na Feira do Livro de Pelotas, estarei participando desta conversa com o autor e a filha do Ruy, Cristiane Ostermann. Espero por lá os nossos queridos ouvintes do Treze. O Ruy é um querido amigo. (CR)
***
Até a próxima!