POLÍTICA NO PONTO – 13

96

POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

***

OS CÓDIGOS DA “ESTAÇÃO CERRITO”.
A partir de 1866.
.
Entre os Séculos XVIII e meados do Século XIX, o telégrafo tornou-se o único meio rápido de comunicação à distância disponível, baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos. Através da corrente elétrica havia a transmissão de ” códigos “que correspondiam a letras do alfabeto, e a junção dos “códigos” formava mensagens.
.
Se o “João de Barro” tem muito a ver com o Cerrito por conta de suas construções e de sua capacidade de trabalho, aqui o operário recolhe a areia da beira do rio, mais a terra necessária às Olarias, além de pedras de alicerce, telhas e cimento vindos de amáveis vizinhanças para construir o endereço de seus filhos, cujas obras são feitas com suor, abnegação, determinação, esperança e até mesmo lágrimas.
.
Muitos – sim – são os orgulhos Cerritenses, nesse berço que batiza os seus filhos nas águas doces do Piratini, e que os vê crescer em meio à calmaria e aos silêncios necessários, burilando-os para a vida e encaminhando-os pelas trilhas de chão batido em busca de seus próprios sonhos, todos eles sob a proteção de uma Lua cheia, mais as imagens sempre encantadoras do Cruzeiro do Sul e das Três Marias.
Isso é o Cerrito!
.
Esses seus longos silêncios em noites de primavera perfumada são guardados lá no fundo da alma de cada um de seus filhos. Esse é o “lado de cá”, tão identificado com a história desse vizinho inseparável de quem já foi Distrito: – CANGUÇU!
.
Mas esse também é o Cerrito de seus códigos, a partir de 1893, quando sua estação de trem orgulhava-se de seu “telégrafo”, um sistema de comunicação à distância baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos. (foto).
.
Alcançava-se ali – e para orgulho geral – a era da comunicação à distância – baseada em códigos, em sons e em impulsos, tornando-se o ” moderníssimo” meio rápido de comunicação no Brasil entre os Séculos XVIII e XIX. A “Era da Informação” – orgulho dos nossos antepassados -venerava o pintor Samuel Morse, o inventor do telégrafo, lembrando-se sempre de sua frase histórica quando da inauguração de uma linha construída entre Baltmore e Washington, no ano de 1844: – “What hath god wrought”, que obra fez Deus!”
.
Por fim vale dizer que o Cerritense de todos os tempos também volta-se para a poesia, inspirando-se numa lição de Eça, aquela que fala em vida simples e de recolhimento, tendo por atenção a água cristalina dos poços, a calmaria das sangas, a poesia das trilhas, a sombra das árvores e por única preocupação o crescer dos jasmins, dos lírios, das rosas e das violetas…
.
Lá no Cerrito os relógios não passam de enfeites de parede porque o que vale é a hora do Sol, momento este capaz de facilitar a interpretação da própria vida – efêmera que é – e de mostrar através dos espelhos dágua do Piratini – nem sempre transparentes – algumas imagens capazes de permitir uma silenciosa reflexão quanto à passagem do tempo e a crueldade das suas garras. (CR)
.
***
PESQUISA – Um levantamento realizado pelo instituto Véritas Pesquisas e Assessoria mediu a intenção de voto dos eleitores de Pelotas (RS) para as eleições municipais de 2024. O atual cenário aponta Fernando Marroni (PT) como o favorito tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Na pesquisa espontânea, quando os eleitores citam espontaneamente o nome do candidato em quem pretendem votar, Marroni aparece com 20,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, Fernando Estima (PSDB) tem 11%, seguido por Marciano Perondi (PL) com 8,4%, e Irajá Rodrigues (MDB) com 4,6%. No cenário em que os nomes dos candidatos foram apresentados aos eleitores, Fernando Marroni amplia sua vantagem, chegando a 37,5% das intenções de voto. Fernando Estima aparece com 22,7%, Marciano Perondi com 11%, e Irajá Rodrigues, com 5,9%. Apesar da liderança nas pesquisas, Marroni também registra a maior taxa de rejeição entre os candidatos, com 31,9% dos eleitores declarando que não votariam nele de forma alguma. Irajá Rodrigues tem 24% de rejeição, seguido de Marciano Perondi com 19,4%.
.

***

Cenários de segundo turno

Em uma possível disputa de segundo turno entre Marroni e Estima, a corrida eleitoral se mostra acirrada. Marroni tem 41,6% das intenções de voto contra 39,5% de Estima, dentro da margem de erro. Caso a disputa seja entre Marroni e Perondi, o candidato petista alcançaria 54,8% dos votos, contra 25,3% do candidato do PL.

O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 28 de setembro, com 400 eleitores acima dos 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de 5%, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o número 07905/2024.

***
GLOBO – O ator global pelotense Juliano Cazarré vai usar a camiseta do Grêmio Atlético Farroupilha na novela em que é protagonista na Rede Globo. Cazarré falou aos colegas e amigos, durante as gravações, que no Rio Grande do Sul não é só dupla Gre-Nal e que em Pelotas existem três times profissionais, entre eles o Tricolor do Bairro Fragata. Juliano é filho do escritor e jornalista Lourenço Cazarré, colaborador do site do Treze Horas e do programa.
***

PELO SUL – O pelotense Zelmute Marten, que muito participou do Treze Horas, é candidato a prefeito de São Lourenço do Sul pelo PT – Partido dos Trabalhadores. Recebe o apoio do ex-vice governador Beto Grill. Na foto os dois em campanha pela Pérola da Lagoa.

***

.

IMÓVEIS – A Cesar Dias Imóveis, conceituada imobiliária em Pelotas, do empresário Cesar Dias, atua também em diversos municípios da região. Mesmo residindo em Porto Alegre, Cesar está sempre por Pelotas, inclusive frequentando o tradicional Café Aquário. Cezar Dias Imoveis / CRECI: 16068 – Rua Quinze de Novembro, 607, Conj.34/35 – Centro de Pelotas. Contatos: 53 98100 8899 – 53 98134 3536
www.cezardiasimoveis.com.br

***

.

PADEL – A jovem Júlia Giusti Gomes sagrou-se Campeã na Open, Categoria Sub 16, junto com a parceira Ana Júlia, do Torneio Pan Americano de Padel, 2024, na cidade de Águas Calientes, no México. Ela é neta de João Inácio Gomes, tradicional desportista pelotense, além de torcedor do E. C. Pelotas.
.
***
Júlia Giusti Gomes e Ana Júlia Acunha.
.
Campeãs Pan-americanas sub 16 em Águascalientes, México.
.
***
Até a próxima!
.