POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto
***
HOMENAGENS 2024 – A Associação Comercial de Pelotas realizou na última quinta-feira, 05.09, o jantar Homenageados 2024. O evendo acontece a partir das 20h no Clube Brilhante. Confira os agraciados:
Comerciante do Ano – Livraria Vanguarda – Elisabete Lovatel e Gelson Lovatel
Mérito em Serviços – Kopereck Turismo, representada pelos irmãos Flávio e Daniel Kopereck
Instituição Amiga de Pelotas – Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá, representado pela fundadora Maria Eulalie Fernandes
***
Reviravolta I – O fato político da semana foi, sem dúvidas, a desistente de Halley Lino de Souza-PT de concorrer ao cargo de prefeito de Rio Grande pela Frente Popular. Segundo nota da assessoria, o motivo da desistência, seria por conta de problemas de saúde. “O Halley anunciou oficialmente sua decisão de renunciar à candidatura por motivos de saúde, conforme orientação médica, priorizando sua recuperação e bem-estar. Sua dedicação incansável ao projeto de mudança para Rio Grande sempre foi evidente, e sua decisão foi tomada com o coração voltado para o que é melhor para nossa cidade e sua população”, diz parte do comunicado. Em Rio Grande a composição da Frente Popular envolve PT, PCdoB, PV, PSB, PDT, PSD, Solidariedade e Avante. No lugar de Halley já foi indicada a professora Darlene Pereira, que concorreu como prefeita nas eleições de 2020, recebendo 34.768 votos (35,19%), sendo derrotada pelo atual prefeito Fábio Branco (MDB), que teve 43.952 (44,88%). Além da candidatura de Halley – agora Darlene – pela Frente Popular, concorre a reeleição o atual prefeito Fábio Branco-MDB, Daniel Borges da Silva (PL), Cláudio José Esperon (DC) e Renato Juliano Lima (Novo).
***
Reviravolta II – Mais uma reviravolta nas eleições de Rio Grande. Agora foi a vez do atual prefeito Fábio Branco, candidato a reeleição pelo MDB, sofrer questionamento na justiça eleitoral. Na última sexta-feira, 06.09 o juiz Fernando Carneiro da Rosa Aranaldo rejeitou a candidatura de Fábio, que irá recorrer da decisão. A coligação Rio Grande Não Pode Parar, que tem Cláudio Diaz, ex-deputado federal como candidato a vice-prefeito, lançou nota.
***
HOMENAGEM AO PORTO DE RG – O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) formalizou a confirmação do reconhecimento do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, ao Prêmio Mérito em Administração, na categoria Setor Público, que reconhece profissionais da área que se destacam em seus respectivos setores de atuação. Klinger está à frente da Autoridade Portuária desde sua fundação, em maio de 2022, porém já desempenhava desde 2019 a função de diretor de gestão, administrativa e financeira junto à antiga Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente do CRA-RS, Flávio Abreu. O Prêmio Mérito em Administração é uma iniciativa destinada a reconhecer e premiar a excelência na prática da administração e em atividades relacionadas. O Prêmio tem como objetivo destacar e valorizar os profissionais que se destacam por suas contribuições inovadoras e eficazes na área da administração. O evento de entrega dos troféus acontece no dia 27 de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Porto Alegre, dentro da programação dedicada ao Mês do Administrador.
***
PORTOS – Seguindo a linha desse bom momento do Porto de Rio Grande, nesta semana a Portos RS recebeu o Selo de Integridade para Órgãos da Administração Pública Estadual do Comitê de Integridade Pública (CIP) do Rio Grande do Sul. A marca consiste em um reconhecimento pela demonstração de compromisso do órgão ou entidade da administração pública estadual com a promoção de práticas éticas, eficazes e transparentes na gestão pública. Para a obtenção do selo é necessário que a instituição cumpra integralmente cinco critérios essenciais: Levantamento da Quantidade de Agentes Públicos; Participação na Pesquisa Sobre Integridade; Revisão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção; Compartilhamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção; e Relatório e Plano de Ação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.
***
NOVA REGRA – As eleições no Brasil mudam o seu regramento de dois em dois anos ou a cada novo período de escolha de nossas lideranças politicas. Nesta de 2024, a regra para o número máximo de candidaturas ao legislativo, por partido ou federação, não fugiu a regra: antes era o equivalente a 150% das vagas em disputa e, agora, o número é de 100% + 1 das vagas em disputa. No caso de Pelotas, como as vagas em disputa são 21, o número máximo de candidaturas é 22. São 255 candidatos à Câmara de Vereadores de Pelotas, ou 12 candidatos para cada cadeira em disputa.
***
Agro – Depois de uma Expointer com alta repercussão econômica positiva, nesta segunda-feira será o lançamento da 98a. Expofeira de Pelotas. A direção de ‘bons ventos’ deverá permanecer. Mais uma vez o agro dando a demonstração de sua organização e pujança, mesmo com a contestação de alguns poucos desinformados e maldosos. Com o tem O VERDE QUE NOS UNE a Expofeira de Pelotas acontecerá de 7 a 13 de outubro nas dependências do Parque Ildefonso Simões Lopes. Parabéns da Equipe Treze Horas aos envolvidos.
***
Questão – O 7 de Setembro nos deixou fazendo contas de cabeça. O que está acontecendo?
***
Até a próxima!