PLANFER NA ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ – TREZE HORAS ESPECIAL

186

 

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. Foto: Paulo Rossi/Divulgação
Cesar Hax e João Paulo Machado dos Santos. Foto: Arquivo

A PLANFER estará, mais uma vez, na Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento ocorre nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro no Capão do Leão, na Embrapa Terras Baixas. O Treze Horas Especial será, mais uma vez, direto do estande da PLANFER e acontece na quarta-feira, dia 19.02, a partir das 13h.

.
A PLANFER está presente no dia-a-dia dos produtores desde 1993 quando José Paulo Machado dos Santos e Cesar Augusto Rabassa Hax fundaram a Machado Hax Comércio Produtos Rurais LTDA. Eles estarão no Treze Horas Especial direto da Abertura da Colheita do Arroz.
________________________________________________________________________
,
PLANFER
.
A PLANFER estará presente na 35a. Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O evento será realizado na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. 
.

A Planfer é uma empresa que atua no agronegócio, oferecendo serviços de revenda de insumos agrícolas, assistência técnica, recebimento de grãos e vitrine tecnológica. 

Acompanhamento do produtor
A Planfer acompanha o produtor desde o plantio até a pós-colheita. A empresa possui unidades em Pelotas e Santa Vitória do Palmar, aptas para receber, secar e armazenar arroz e soja. 
.
Colheita do arroz

A colheita do arroz pode ser feita manualmente ou mecanicamente. O arroz atinge o ponto de maturação quando dois terços dos grãos do cacho estão maduros. 

Ciclo do arroz
O ciclo do arroz pode variar de acordo com a cultivar e a região de cultivo. Em média, o ciclo do arroz plantado em um sistema de irrigação dura entre 100 e 140 dias. 
.
_______________________________________________________________________

ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Foto: Paulo Rossi – Divulgação
Estratégias de Mercado serão debatidas durante Abertura da Colheita do Arroz
.
Gestão e novas oportunidades de mercado estão entre as atrações do evento em Capão do Leão

.

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorre de 18 a 20 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), contará com uma programação diversificada, abordando desde desafios da cadeia produtiva até inovações tecnológicas e oportunidades de mercado. Com relação ao mercado, destaque para duas palestras no Auditório Frederico Costa. A primeira será no dia 18, às  16h, com o tema “Mercado Internacional Como Oportunidade Estratégica”, com a diretora de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Sueme Mori, e moderação do presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Sueme adianta que falará sobre o mercado internacional do arroz. “Vamos dar um panorama, abordar produção, principais fornecedores e principais consumidores e o principal: discutir e apresentar as oportunidades que existem no mercado externo para o arŕoz brasileiro”, detalha.

O outro painel será no dia 19, a partir das 17h, e terá como tema “Uma Análise dos Custos de Produção e Tendências de Mercado. O Que Vimos da Temporada 2023/2024 e o que podemos esperar de 2025/2026”. O palestrante será o engenheiro Agrônomo e Analista de Fertilizantes da Agrinvest Commodities, Jeferson Souza. A moderação será do gerente de Marketing Bayer CropScience, Célito Rafael Sebold Huntemann, e do sócio Agroriza Agricultura e Pecuária e diretor da Federarroz, Denis Dias Nunes.

Souza adianta que, primeiramente, falará sobre perspectiva de preço da soja em relação à oferta e demanda do Brasil, o que está acontecendo por aqui, o que se pode esperar da safra e da logística. “Também serão abordados os custos de produção, o que aconteceu no ano passado, o que está acontecendo agora, qual o percentual de produtores no Brasil que já compraram fertilizantes, sementes, defensivos e o que esperar do custeio para esse ano, colocando ainda o crédito, a taxa de juros e eventuais riscos”, explica. Souza informa, ainda, que fechará a apresentação com um  panorama sobre o milho, que também se desenvolve na região, além de perspectivas em relação ao câmbio. Por fim, ele deixará uma mensagem em relação às orientações para uma comercialização consciente e duradoura.

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). O evento tem como tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho – Uma Visão de Futuro”. Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições gratuitas.

Texto: Artur Chagas/AgroEffective