PELOTAS REGISTRA ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA ACIMA DA MÉDIA ESTADUAL EM 2023

134
2023 foi um ano desafiador para os lojistas devido aos juros altos. Imagem: Internet.

Os índices de inadimplência em Pelotas neste ano atingiram um patamar ligeiramente superior à média estadual, segundo os dados da CDL POA / Boa Vista SCPC. A divulgação pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) demonstra que o índice também aumentou mensalmente de 2022 para 2023: no ano passado, a inadimplência em novembro atingiu 30,9%, enquanto neste ano ficou em 31,9%. A média estadual no mesmo mês em 2023 foi de 30,4%.

Em geral, o aumento foi de aproximadamente 1% em cada mês na comparação equivalente de cada mês com o ano passado, desde junho até novembro. Segundo o Conselho Gestor da CDL Pelotas, um dos fatores que atribui os números acima da média estadual foi a condição climática, pois todo o comércio foi prejudicado pelo excesso de chuvas ao longo dos últimos 12 meses.

Outro fator, segundo a entidade, é que 2023 foi um ano desafiador para os lojistas devido aos juros altos, dificultando a entrada e recursos para manter o consumo. Para 2024, a expectativa é de que aconteça uma melhora na economia, pois as taxas de juros já começaram a baixar, abrindo a possibilidade de os bancos fomentarem o mercado através de ações para liberar recursos.