Portaria que nomeia a Profª Ursula Rosa da Silva foi assinada em 20 de dezembro
A professora Ursula Rosa da Silva foi nomeada Reitora da Universidade Federal de Pelotas pelo presidente Lula. O Prof. Eraldo dos Santos Pinheiro será confirmado como o vice-reitor.
A professora Ursula obteve, na consulta informal realizada pela comunidade acadêmica em setembro, 5.523 votos contra 4.326 da professora Julieta Fripp. Posteriormente teve seu nome escolhido em outra eleição, dessa vez no Conselho Superior Universitário em outubro, liderando a lista tríplice enviada ao Presidente da República. Ursula foi nomeda reitora para um mandato de quatro anos, a partir de 09 de janeiro de 2025.
NA JUSTIÇA
A eleição para reitoria da UFPel foi cercada de polêmicas, e acabou no judiciário. Nesta esfera, a Justiça Federal confirmou regularidade da reunião do CONSUN para a formação da Lista Tríplice. Um dos questionamentos iniciais envolveu a representação estudantil na reunião, levantado por um servidor técnico-administrativo através de mandado de segurança (MS 5008005-44.2024.4.04.7110/RS). Ocorre que a Justiça identificou que a norma original prevista no Estatuto e no Regimento Geral da universidade, sob a qual a ação judicial se fundava, já havia sido revogada.
Mais recentemente, outro mandado de segurança, desta vez apresentado pelos quatros membros da então chapa Frente Ampla (MS 5010112-61.2024.4.04.7110/RS), também foi negado. Na decisão, emitida na última terça-feira (17), o juiz responsável afirmou que o pedido era intempestivo e destacou que a ação judicial utilizada não era o meio adequado para tratar da questão. O magistrado ressaltou que, mesmo se houvesse irregularidade na representação do COCEPE, responsável por apenas um voto, isso não alteraria o resultado final, já que a menor diferença entre os candidatos na votação no CONSUN foi de nove votos.
Em outra decisão, proferida na quarta-feira (18), o juiz da 2ª Vara Federal de Pelotas negou nova tentativa de impugnar o pleito, desta vez promovida pelo Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão (ASUFPEL – SINDICATO), em ação contra a UFPel e a União (Procedimento Comum Nº 5010330-89.2024.4.04.7110/RS). A decisão reafirmou que o resultado da consulta informal não possui caráter vinculativo sobre a escolha dos integrantes da lista tríplice pelo CONSUN, reforçando a autonomia do colegiado máximo da universidade.
A Reitora da UFPel e Presidente do CONSUN, Professora Isabela Fernandes Andrade, celebrou as reiteradas decisões do Poder Judiciário. “Essas manifestações vêm ratificando a regularidade de todo o procedimento adotado, que buscou materializar o esforço histórico pelo respeito à democracia universitária”, declarou.
TRABALHO
Enquanto a nomeação era preparada, a reitora já tratava do futuro da UFPel e organizava os diversos setores administrativos que irão comandar os destinos da Universidade até dezembro de 2028.
A equipe de gestão para o período de 2025 a 2028 será composta pelos seguintes nomes. No Gabinete da Reitoria, a Chefia de Gabinete ficará a cargo de Renata Vieira (Proplan), e os assessores serão Daniel Momoli (CA) e Marco Aurélio Fernandes (FD). No Gabinete da Vice-Reitoria, os Assessores serão Gustavo Ferreira (ESEF) e Jocasta dos Santos (CA).
Os responsáveis pelas Pró-Reitorias serão:
Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade: Claudia Daiane Molet (GR);
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis: Josy Anacleto (PRAE);
Pró-Reitoria de Ensino: Antônio Mauricio Alves (FAE);
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Fábio Lima (FO);
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas: Taís Ullrich (GR);
Pró-Reitoria de Planejamento e Administração: Aline Paliga (CENG);
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: Marcos Correa (FO).
Na Superintendência Administrativa, a responsabilidade será de Mariana Schardosim (Proplan); na Superintendência do Capão do Leão, de José Rafael Bordin (IFM); na Superintendência de Gestão de TI e Comunicação, de Christiano Ávila (CENG); na Superintendência do Hospital Escola, de Tiago Collares (CDTEC); na Superintendência de Infraestrutura, de Everton Bonow (PRA); e na Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional, de Vinicius Campos (CDTEC).
A UFPel tem grandes projetos em andamento e projetos que terão início a partir de 2025, como as obras do PAC Universidades. Além disso, a nova gestão deverá organizar a sua proposta de trabalho a partir das ações anunciadas no programa divulgado à comunidade com um diálogo que buscará identificar os desafios a curto, médio e longo prazo.