NOME DE SYDNEY CASTAGNO ESTARÁ NO NOVO BLOCO CIRÚRGICO DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA – Podcast

575
Na foto, o professor Sydney Castagno e sua esposa, Dona Claire Castagno. Arquivo de Família cedido.

NOME DE SYDNEY CASTAGNO ESTARÁ NO NOVO BLOCO CIRÚRGICO DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA
Professor Emérito da UFPel

O professor Sydney Castagno receberá homenagem da Sociedade Portuguesa de Beneficência por ocasião da inauguração do seu novo Bloco Cirúrgico, segundo nota do Conselho do hospital. Uma sala de cirurgia será batizada com o nome daquele que marcou época na Medicina pelotense. A esposa de Castagno, Dona Claire, e os filhos Lúcio e Luciano, além da neta Octávia, já receberam o comunicado da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

O professor doutor Sydney Castagno, (1928-2020) formou-se em Medicina pela UFRGS e especializou-se na área de otorrinolaringologia e oftalmologia. Foi fundador da Clínica Dr. Castagno em Pelotas, (1957); Cirurgião com extensa atividade no Hospital da Beneficência Portuguesa em Pelotas (1957). Professor fundador da Faculdade de Medicina Leiga (1963) posteriormente pertencente à UFPel, (1977).

Sydney foi o primeiro catedrático de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina durante 35 anos, cadeira esta hoje ocupada pelo seu filho Lúcio Castagno. Foi membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e de diversas associações médicas. Participou do Conselho Universitário da UFPel e, na condição de membro mais antigo do referido Conselho, assumiu em inúmeras ocasiões o cargo de Reitor da UFPel, nas Gestões de Antônio César Gonçalves Borges.

Sydney Castagno recebeu o título de “Professor Emérito” da UFPel em 1997. Casado por mais de sessenta anos com Dona Claire, tem dois filhos, Lúcio e Luciano, e uma neta, Octávia, também otorrinolaringologista. Em recente homenagem à sua memória, Sydney Castagno foi definido como ” um homem bom, que deixou muitas saudades e exemplos”. (13 H)

DR. LÚCIO CASTAGNO – NOME DE SYDNEY CASTAGNO ESTARÁ NO NOVO BLOCO CIRÚRGICO DA BENEFICÊNCIA PORTUGUESA – Podcast

CURRÍCULO

Prof. Dr. Sydney Castagno (1928-2020)
– Médico pela UFRGS e especialista em otorrinolaringologia e oftalmologia.
– Fundador da Clínica Dr. Castagno em Pelotas (1957).
– Cirurgião com extensa atividade no Hospital da Beneficência Portuguesa de Pelotas (1957).
– Professor fundador da Faculdade de Medina Leiga (1963), posteriormente UFPEL (1977).
– Primeiro catedrático de otorrinolaringologia desta Faculdade (por 35 anos); Cadeira hoje ocupada pelo seu filho Lúcio Castagno.
– Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e diversas associações médicas.
– Participou do Conselho Universitário da UFPEL, tendo ocupado a Reitoria em substituição ao Reitor César Borges algumas vezes.
– Professor-emérito da UFPEL (1997).
– Participação relevante em diversos cargos no Dunas Clube ao longo da vida.
– Participação no Grupo de Antigos Alunos do Colégio Pelotense.
– Casado por mais de 60 anos com Claire Castagno, dois filhos Lucio e Luciano, é uma neta Octavia (também otorrinolaringologista).

“Um homem bom, que deixou muitas saudades e exemplos”.

E agora terá, em homenagem, uma sala de cirurgia do novo bloco cirúrgico da Beneficência Portuguesa com seu nome por proposta do Conselho do hospital.