MUDANÇAS NO SECRETARIADO NA RETA FINAL DO GOVERNO PAULA

353
Paula Mascarenhas anuncia mudanças no governo. Na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), a arquiteta Carmem Vera Roig dará lugar ao advogado Daniel Mussi, presidente municipal do PSD.  – Foto: Gustavo Vara

Ajustes fazem parte do processo de reestruturação da administração municipal para os últimos meses de gestão e atendem legislação eleitoral

A prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quinta-feira (4), mudanças no primeiro escalão da administração municipal. Parte das trocas se justifica em razão da legislação eleitoral, que exige a exoneração, seis meses antes do pleito, de secretários e gestores de políticas públicas que irão concorrer no pleito em outubro.

Paula ressaltou que as alterações foram necessárias por força das regras eleitorais e destacou a importância de seguir com os projetos do governo. “É uma mudança natural, haja vista que estamos na janela eleitoral, momento em que muitos colaboradores estão saindo para concorrer ao pleito de outubro. Então, a reforma do secretariado era necessária e é também um momento importante porque estamos caminhando para a última etapa do governo, quando muitas entregas estão previstas e sempre é bom uma oxigenação para dar a energia necessária para essa reta final”, afirmou.

O vice-prefeito Idemar Barz, que também estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), deixa o cargo, que será ocupado pelo atual diretor executivo da pasta, Romualdo Cunha Júnior.

A titular da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Adriane Silveira, também sai da função. A diretora pedagógica da Smed, Adriane Esperança, ficará no cargo, interinamente, até que seja indicado o novo gestor.

Na Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), a arquiteta Carmem Vera Roig dará lugar ao advogado Daniel Mussi, presidente municipal do PSD. Carmem passará a ser assessora especial do Programa Pelotas, Cidade das Crianças.

O assessor especial do Programa Bairro Empreendedor, Maurício Martins, é outro nome que se exonera da Prefeitura para concorrer nas eleições de outubro. A iniciativa será gerenciada, integralmente, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti).

A comandante da Guarda Municipal (GM), Cíntia Aires, assume a Secretaria de Segurança Pública em substituição ao policial rodoviário federal aposentado José Apodi Dourado. A corporação será liderada pelo GM Iuri Lisboa.

A última mudança envolve a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). Fernando Martins, profissional com pós-graduação em Informática, que estava na Procuradoria-geral do Município, será o novo diretor-presidente da Coinpel no lugar de Leandro Félix.

Boas-vindas aos novos gestores

Paula destacou o empenho dos gestores que deixaram suas pastas e destacou os novos que entram no governo.

Deixo meu agradecimento profundo a cada um dos secretários que saíram para concorrer. A secretária Adriane, que fez um trabalho primoroso, com profundo conhecimento da área da Educação. O secretário Dourado, que se integrou perfeitamente ao Pacto Pelotas pela Paz. O coordenador do projeto Bairro Empreendedor, Maurício Martins, que liderou essa política pública extremamente relevante e transformadora nas periferias, levando inovação e empreendedorismo para os nossos bairros. Agradeço também, muito, pelo trabalho técnico e qualificado do Leandro Félix, que colocou a Coinpel num patamar de relevância. E quero fazer um agradecimento especial ao meu vice-prefeito, que assumiu o desafio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tendo feito excelente trabalho, próximo das pessoas e com soluções em momentos tão difíceis do ponto de vista climático e financeiro, levando resultados para a colônia. Idemar, agora, volta para a função exclusiva de vice-prefeito, com muita lealdade, parceria e colaboração permanentes.

A prefeita desejou boa jornada aos novos integrantes da administração municipal. “Aos novos secretários, o Fernando Martins, que assume a Coinpel, que tem uma larga experiência nessa área e, inclusive, foi uma das pessoas que concebeu a criação da Companhia. O Daniel Mussi, parceiro de muito tempo do nosso grupo político, que vai trazer o seu trabalho comprometido e qualificado para uma secretaria tão complexa quanto a SGCMU. A Carmen Vera, que fez um excelente trabalho, que é funcionária de carreira, mas que agora vai poder se dedicar a uma causa que é prioritária nesse mandato, que é a Pelotas, Cidade das Crianças. O Romualdo Cunha, excelente profissional que já vinha se destacando na SDR. Destaco que aumentamos a participação feminina e valorizamos o reconhecimento à Guarda Municipal e ao trabalho da Cíntia Aires, que foi a primeira comandante e, agora, é a primeira secretária de Segurança Pública do Município. O GM Lisboa, que era o subcomandante, assume o desafio e a gente tem plena convicção que vai fazer um excelente trabalho”, disse Paula