INICIAM OBRAS DE RESTAURO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA

361
Junto com a organização inicial está a chegada dos materiais, que estão praticamente todos comprados. Nos próximos dias também serão instalados a placa da obra e os andaimes. Foto: Santa Fé

Quem passa pelo entorno do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já pode observar a movimentação do início das obras de restauro do prédio. Na sexta-feira (18) começou a mobilização da obra, com a instalação do container que abrigará materiais e equipamentos. Na próxima semana, serão instalados os tapumes, que levarão telhas de aluzinco, para fechamento do espaço e proteção de pedestres.

Junto com a organização inicial está a chegada dos materiais, que estão praticamente todos comprados. Nos próximos dias também serão instalados a placa da obra e os andaimes.

O trabalho prevê, inicialmente, a troca de 565 m2 de telhado, substituição total ou parcial de madeiramento e colocação de manta térmica e impermeável e placas OSB para subcobertura. Depois, as intervenções serão voltadas às três fachadas do imóvel, com requalificação total de elementos, preparando para pintura e acabamento. (Saiba mais aqui).

O palacete, localizado na esquina das ruas Félix da Cunha e Sete de Setembro, foi construído entre 1832 e 1835. Foi residência do charqueador Domingos de Castro Antiqueira, o Visconde de Jaguari, e chegou a receber Dom Pedro II.

A edificação será restaurada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Estado do Rio Grande do Sul. Os recursos captados para a obra, via incentivo fiscal deduzido do ICMS de empresas do município, somam R$ 1,264 milhão. O projeto conta com o apoio das empresas Arrozeira Pelotas, Biri Refrigerantes, Cerealista Polisul e Irmãos Jouglard. A Santa Fé é a empresa responsável pela execução geral do restauro do prédio.

Assim que concluídas as obras, uma fase futura deverá contemplar a recuperação da parte interna do prédio, restauro das aberturas, pinturas e instalação de elevador, permitindo acessibilidade inclusive ao Salão Milton de Lemos.