FÁBIO BRANCO ASSUME PREFEITURA DE RIO GRANDE

206
o prefeito Fábio Branco recebeu o cargo do antecessor, Alexandre Lindenmeyer, em ato realizado na sexta-feira (1º), no Salão Nobre deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal.

Com regras de distanciamento social sendo obedecidas, o prefeito Fábio Branco recebeu o cargo do antecessor, Alexandre Lindenmeyer, em ato realizado na sexta-feira (1º), no Salão Nobre deputado Carlos Santos da Prefeitura Municipal. A solenidade de transmissão do cargo foi seguida da posse do novo secretariado de governo e reuniu, além dos empossados, alguns familiares e um pequeno grupo de apoiadores do atual e do ex-chefe do Executivo. No final do ato, o novo prefeito promoveu a primeira reunião com seu secretariado e concedeu uma coletiva à Imprensa.

Ao lado do prefeito empossado estava a nova primeira-dama, Luciani Compiani Branco. Junto ao vice Sérgio Webber, estava sua esposa, Raquel Webber. Também compareceram a ex-primeira dama, Eunice Lindenmeyer e o ex-vice prefeito Paulo Renato Mattos Gomes.

Em cerimônia anterior, na metade da tarde, na Câmara de Vereadores, Fábio Branco e o vice-prefeito Sérgio Webber foram, oficialmente, empossados para o mandato cujo término será em 2024. Essa é a terceira vez que Fábio Branco assume o comando da Prefeitura.

“Esperança nos trouxe aqui”

Em discurso de quatro páginas e em pouco mais de 10 minutos, Fábio Branco iniciou afirmando ter um amigo ao seu lado ao se referir ao vice, Sérgio Webber. Agradeceu a todos os presentes, incluindo os seus familiares, e voltou a discursar abordando como aspecto principal a esperança. Disse que os eleitores rio-grandinos depositaram esperança no seu nome e do seu vice. “Foi esse sentimento que nos trouxe até aqui”, afirmou o prefeito.

Citou a esperança de quem está sem trabalho, de quem necessita de atenção em Saúde, de creches para os filhos, dos jovens que necessitam de opções para estudar e trabalhar no município e dos moradores da cidade que anseiam por melhorias na infraestrutura em seus bairros, bem como por mais Segurança. “Tenho a consciência da complexidade da nossa missão e de que, antes de tudo, precisamos fazer o básico. Falo do médico no Posto, da rua sem buraco, da escola de qualidade para a criança, do emprego para a mãe e o pai de família, da cidade limpa e organizada; é o simples, mas é o que as pessoas querem, precisam e merecem”, reforçou Branco.

Compromissos de campanha

Fábio Branco disse que, durante a campanha, firmou diversos compromissos com os rio-grandinos. Um deles foi a redução da máquina pública. O novo prefeito anunciou que vai encaminhar ao Legislativo um projeto de reforma administrativa. O texto irá propor a fusão de secretarias, com a finalidade de qualificar os serviços, otimizar a estrutura e economizar dinheiro público.

O prefeito citou, ainda, que “nos comprometemos com a nomeação de um secretariado qualificado e foi o que fizemos. Quando entendemos que o perfil que procuramos não estava nos partidos e, sim, em outras instituições, fomos buscá-los.” Agora, completou, “nosso secretariado terá nosso plano de governo como guia. Ali estão os principais compromissos assumidos com a comunidade”, lembrou Branco. Ele disse que vai revisar a legislação, revogar dispositivos, “que hoje não fazem mais sentido”, e introduzir mecanismos de gestão que facilitam a vida das pessoas e melhoram o ambiente de negócios. Disse, também, “que o melhor programa social que um governo pode implementar é o emprego”. Sobre a relação com os servidores públicos afirmou que, no seu governo, “eles serão tratados com o respeito e consideração que merecem”.

Por último, agradeceu aos 43.952 votos recebidos na eleição e fez um agradecimento especial ao representante do Governo do Estado na sua posse, o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima, pela “organização do projeto que foi vitorioso na eleição”. Acrescentou que “não viemos para olhar para trás, mas olharemos pra frente, devolvendo alegria a todos os rio-grandinos”.

Currículos

Fábio de Oliveira Branco tem 49 anos e já foi prefeito de Rio Grande por dois mandatos, de 2001 a 2004, e posteriormente de 2009 a 2012. Entre 2015 e 2020, foi deputado estadual, tendo sido eleito para dois mandatos consecutivos.  Também foi chefe da Casa Civil – RS e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Já o vice-prefeito, Sérgio Cabral Webber, tem 70 anos e é médico oftalmologista. Natural de Porto Alegre, recebeu o título de Cidadão Rio-Grandino em dezembro de 2019.

Outras manifestações

Sergio Webber discursou afirmando que é um cidadão rio-grandino, com título entregue pela Câmara de Vereadores. Disse que receber o título foi um dos momentos mais emocionantes de sua vida e que, agora, está no cargo para ajudar o prefeito Fábio Branco a cuidar da cidade. “Vamos governar para todos e com todos, ouvir as pessoas e respeitá-las. Redução da máquina pública e a qualificação técnica do secretariado foram tarefas que assumimos. Serei um vice-prefeito leal, disposto a dar uma parcela de contribuição para a cidade.”

Em discurso breve, o ex-prefeito Alexandre Lindenmeyer lembrou um período de 12 anos atrás, quando afirmava que queria trabalhar para uma cidade mais feliz. Lamentou que, nem tudo que gostaria de ter realizado foi concretizado. Mas registrou os avanços que a sua administração proporcionou em diversas áreas. Agradeceu aos servidores, partidos políticos e vereadores, mesmo aos que estiveram na Oposição ao seu governo, mas, de acordo com ele, enxergaram Rio Grande em primeiro lugar.

Alexandre desejou sucesso e êxito ao prefeito Fábio Branco. “O êxito no teu governo é o sucesso da nossa cidade”, afirmou, lembrando do enfrentamento que o novo governo terá perante à pandemia do novo coronavírus.

Posse do Secretariado

Na sequência à transmissão do cargo ao prefeito Fábio Branco e ao vice Sérgio Webber, houve a posse do novo secretariado, que receberam as portarias de nomeação aos cargos. Confira abaixo a relação dos 19 novos integrantes do secretariado do prefeito Fábio Branco empossados nesta data. A vereadora Laura Taís Machado Fagundes (Laurinha), cotada para assumir como secretária da Causa Animal, não tomou posse neste dia.

  • SECRETÁRIO ESPECIAL DO CASSINO – SANDRO OLIVEIRA (SANDRO BOKA)
  • SECRETÁRIO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL – EVANDRO SOUZA DA SILVEIRA;
  • SECRETÁRIO DE CONTROLE E SERVIÇOS URBANOS, DE INFRAESTRUTURA E GABINETE DE PROGRAMAS E PROJETOS ESPECIAIS – MARLOS NUNES SOARES
  • SECRETÁRIO DE COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO – JÚLIO CÉSAR TOUGUINHA DE ALMEIDA
  • SECRETÁRIO INTERINO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER – LUIZ HENRIQUE ABREU DREVNOVICZ
  • SECRETÁRIO DE MUNICÍPIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO – GILBERTO TAVARES SEQUEIRA
  • SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO – HENRIQUE DA COSTA BERNARDELLI
  • SECRETÁRIO ADJUNTO DA EDUCAÇÃO – PAULO ROBERTO DA SILVA MUNHOZ
  • SECRETÁRIO DA FAZENDA – CRISTIAN MARCIANO KUSTER
  • SECRETÁRIO INTERINO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA, DE HABITAÇÃO REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E GABINETE DE COMPRAS E LICITAÇÕES – DEIVID MENDES
  • SECRETÁRIO DA PESCA E DESENVOLVIMENTO PRIMÁRIO – BERCÍLIO OSVALDO LUIZ DA SILVA
  • SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE – PEDRO FRIEDRICH FRUET
  • SECRETÁRIO RELAÇÕES INSTITUCIONAIS – CLÁUDIO CASTANHEIRA DIAZ
  • SECRETÁRIA DA SAÚDE – ZELIONARA BRANCO
  • SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA – ANDERSON CASTRO RODRIGUES
  • PROCURADOR DA PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – ÊNIO FERNANDEZ JÚNIOR
  • CHEFE DE GABINETE DO GABINETE DO PREFEITO – ROSANA DUTRA
  • CHEFE DE GABINETE DO VICE-PREFEITO – RUDIMAR MACHADO
  • SUPERINTENDE DO DEPARTAMENTO AUTÁRQUICO DE TRANSPORTES COLETIVOS – RODRIGO PARDO DOS SANTOS