Evento será realizado de 7 a 13 de outubro no parque da Associação Rural de Pelotas
A Associação Rural de Pelotas (ARP) apresentou na noite de segunda-feira (9) a 98ª edição da Expofeira de Pelotas. O lançamento do evento marcado para acontecer entre os dias 7 e 13 de outubro reuniu representantes do agronegócio da região, lideranças políticas e imprensa. Durante o evento foi confirmado que a feira já tem 50% dos estandes comercializados, o que reforça sua importância como a principal feira agropecuária da metade sul do estado.
O presidente da ARP, Augusto Rassier, destacou a escolha do tema “O Pedaço que nos Une” como forma de provocar as pessoas a refletirem sobre a conexão que os gaúchos têm com a terra e o lugar onde vivem.
“Este ano, em especial, celebramos nossas raízes de forma mais intensa. Após as enchentes que atingiram nosso estado, o povo gaúcho mais uma vez honrou o seu chão, mostrando ao mundo que, independentemente das diferenças, somos todos parte desta mesma terra que dá origem ao que nos mantém vivos. A Associação Rural de Pelotas também representa este pedaço no centro da nossa Pelotas e, ano após ano, faz da Expofeira mais do que uma exposição de nossas capacidades agrícolas e econômicas, mas a lembrança de que fazemos parte do mesmo todo”, disse.
Nos discursos das lideranças políticas o tom foi de defesa do setor e críticas a demora do governo federal em apoiar os produtores gaúchos afetados pelas enchentes de maio. “A União fez muita reunião e pouca ação tomou, fez muito anúncio e pouco ajudou, não é para menos que está aí o S.O.S Agro que mostra as dificuldades de quem está no campo. quando a gente mais precisa que a chave do cofre seja liberada o que se fez? Nada”, afirmou o deputado federal Daniel Trzeciak.
Expectativa de bons negócios
Tanto entre os expositores confirmados e os patrocinadores a expectativa é de bons negócios apesar da crise gerada no setor com as enchentes de maio. A superintendente regional da Região Sul do Banrisul, Vanialice Azeredo destaca a tradição do evento como um ingrediente que faz da Expofeira um ambiente de negócios aquecido.
“A Expofeira de Pelotas é sem dúvida uma das maiores do estado e reúne uma grande diversidade de cadeias produtivas e entidades envolvidas no desenvolvimento da produção agropecuária gaúcha. Este ano, em especial, a feira é uma prova de resiliência e o Banrisul está junto para apoiar e auxiliar os produtores da região”, disse.
Atrações
Além das exposições, julgamentos de raças de bovinos, ovinos e equinos, remates e a feira de comércio e serviços, a 98ª Expofeira de Pelotas tem uma extensa agenda de atrações culturais e técnicas. Um dos destaques deste ano é a segunda edição da Arena Tech, um evento dedicado a discutir a inovação no agro com foco no sul do estado.
Neste espaço serão realizadas atividades como oficina de pitch, ideathon sobre agrotech e agro empreendimento e painéis com lideranças do setor.