DIRETOR DO FORO COMPLETA SEIS GESTÕES À FRENTE DA COMARCA DE PELOTAS – Podcast

74
Foto: Blog do Foro de Pelotas

DIRETOR DO FORO COMPLETA SEIS GESTÕES À FRENTE DA COMARCA DE PELOTAS – ENTREVISTA COM O JUÍZ MARCELO MALIZIA CABRAL – Podcast

Juiz completa seis anos como diretor do Foro de Pelotas. Foto: Diário da Manhã

Nesta sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, o Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, encerra seu sexto ano de gestão na direção do Foro de Pelotas. Foram muitas as realizações dessa gestão participativa, que priorizou a humanização dos serviços ofertados pela Instituição e a aproximação da Comarca com a comunidade.

A maior conquista do período foi a digitalização de todos os processos da Comarca, procedimento iniciado ainda durante a pandemia, já se encontrando com 80% dos trabalhos finalizados, com previsão de termos um Foro de Pelotas 100% digital nos próximos meses. Dentre as inúmeras ações realizadas para o público externo, ocorreram palestras e visitas guiadas pelo Foro para estudantes de Direito, feiras de artesanato e também a criação de uma assessoria de comunicação, que possibilitou a divulgação dos fatos que ocorrem na Comarca.

As ações de solidariedade e de compromisso social também foram constantes, seja por meio da arrecadação de alimentos, brinquedos, materiais de higiene, agasalhos e outros utensílios com distribuição para a comunidade, seja por meio da destinação de objetos apreendidos antes inutilizados para instituições que dele puderam fazer bom uso em favor da dignidade da pessoa humana.

Além dessas realizações, o Diretor do Foro também pôde realizar visitas de cortesia e comparecer em solenidades e comemorações representando o Poder Judiciário junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria do Município, Brigada Militar, Polícia Civil, Exército, e também em solenidades ocorridas nos Municípios de Turuçu, Arroio do Padre, Capão do Leão e Morro Redondo, municípios que são atendidos pelo Foro da Comarca de Pelotas.

Dentre as realizações internas, foi priorizada a gestão para a excelência no trabalho prestado por todos os setores do Foro por Magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e auxiliares da justiça. Através de homenagens e comemorações, foram criados momentos para integração dos colaboradores na Páscoa com a distribuição de bombons, no Dia Internacional da Mulher, no dia das Mães, na Semana do Servidor, com a entrega de homenagens aos aposentados, na Festa Junina com distribuição de brindes, no dia do Advogado, do Estagiário, na Semana da Justiça, com apresentações de bandas e corais, na Semana Farroupilha ,com a Audiência Crioula e nas comemorações de final de ano que contaram com a visita do Papai Noel.

O espaço físico e o trabalho oferecido pela Comarca também foram aprimorados na gestão, com a manutenção e melhoramentos dos jardins, requalificação do setor de informações, inauguração de Galpão Crioulo e área de jardim com iluminação noturna, manutenção do Projeto Apoio para a manutenção do atendimento adequado por todas as unidades. Está aprovada e licitada, ainda, uma reforma completa do prédio, com adaptação para um Foro 100% digital, cujas obras deverão iniciar nos próximos dias.

Foram criadas diversas parcerias com a comunidade, como a adesão ao Pacto Pelotas pela Paz e ao projeto Cada Jovem Conta, oferecendo vagas de estágio na Comarca para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Também ocorreram doações de computadores a órgãos públicos e entidades assistenciais e a doação de armas apreendidas em crimes para os órgãos de segurança pública do município.

Reuniões periódicas com Instituições que integram o sistema de justiça, reativação da Comissão Mista e desenvolvimento de um programa de formação continuada de servidores para a qualidade e a cortesia no atendimento também foram ações que integraram as gestões do Magistrado.

A orientação, fiscalização e correição dos serviços dos cartórios extrajudiciais (tabelionatos, registros civis e de imóveis) também pautaram a atuação do Diretor, no objetivo de aprimorar os serviços prestados por esses órgãos à comunidade.

Ao finalizar sua sexta gestão e seus seis anos de atuação na Direção do Foro da Comarca de Pelotas, não oferecendo seu nome para recondução, o Magistrado Marcelo Malizia Cabral agradeceu a colaboração de todos servidores, Magistrados e poderes públicos e instituições que contribuíram para essas realizações, desejando todo o êxito ao Magistrado Ricardo Arteche Hamilton, que assumirá a função a partir do próximo dia 27 de maio.