
Delegação italiana visitará Pelotas
.
O secretário-executivo da Representação do RS em Brasília, Henrique Pires, recebeu a visita do padre Wilson da Mota Fernandes, cura da Catedral Metropolitana de Pelotas – cuja comunidade prepara uma solenidade para receber representantes da Basílica de Paola, cidade italiana de mesmo nome, no próximo dia 27 de março.
.
Padre Wilson salientou que o fato de São Francisco de Paula ser o padroeiro da cidade gaúcha e ter uma catedral repleta de obras de arte em alusão ao Santo italiano, motivou o interesse do grupo europeu em conhecer o Rio Grande do Sul e, em conjunto, promover uma cerimônia eucarística de geminação espiritual naquele templo gaúcho.
.
Henrique Pires, após apresentar ao pároco as instalações do Escritório de Representação, agradeceu o convite e a inclusão da atividade nas comemorações alusivas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, destacando a beleza das obras de arte que decoram aquele templo religioso, de autoria dos italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa, muitas delas representando o Santo padroeiro das duas cidades, pregando a caridade.
.
São Francisco de Paula é cultuado em Pelotas desde o Século XVIII, quando a cidade de Rio Grande foi retomada pelas tropas portuguesas, após 14 anos de ocupação pelo exército espanhol. “A vitória lusa deu-se em 2 de abril de 1776, no dia consagrado a São Francisco de Paula, vindo daí a devoção e a designação do primeiro nome dado ao atual município, à época território de Rio Grande, no qual muitos buscaram abrigo e refúgio quando da invasão ao antigo forte Jesus, Maria, José”, recordou Pires.