CCR PLANEJA VENDA DE AEROPORTOS E O DE PELOTAS PODERÁ ESTAR NA LISTA

359
O Aeroporto de Confins é um dos 20 administrados pelo grupo. (Amanda Dias/BHAZ)

Do site: www.bhaz.com.br 

O grupo CCR planeja vender os 20 aeroportos que detém na América Latina, incluindo o de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e o da Pampulha.

O Aeroporto João Simões Lopes Neto, de Pelotas deverá integrar o rol dos administrados – através de concessão – pela CCR Aeroportos.

A informação foi divulgada pela Bloomberg. A companhia teria contratado quatro bancos para estruturar o negócio.

A companhia estaria trabalhando com os bancos Lazard e Itau Unibanco para a venda dos aeroportos. A CCR busca, segundo fontes informaram à Bloomberg, levantar até R$ 10 bilhões nos próximos anos, para reestruturar o seu portfólio, pagar dívidas e aumentar investimento em áreas estratégicas. A expectativa é de que o negócio seja fechado até o fim do ano.

Ainda de acordo com as fontes da Bloomberg ao menos seis companhias já demonstraram interesse no negócio.

Além do Aeroporto de Confins e da Pampulha, o grupo CCR tem outros 15 aeroportos no Brasil e mais três, no Equador, Costa Rica e Curaçao, somando 43 milhões de passageiros por ano.

BHAZ procurou o grupo CCR e a BH Airport (que pediu que mantivéssemos o contato sobre posicionamento do assunto com o Grupo CCR).

O grupo CCR enviou um documento, de 16 páginas, com a transcrição de declarações dos executivos da companhia, durante uma teleconferência de resultados, que, segundo a assessoria, é a manifestação da empresa.

Em determinado trecho, o documento diz que “o Grupo CCR entende que o mercado, sendo muito fragmentado no segmento de aeroportos, há oportunidades de consolidação e essas oportunidades nós queremos estar atentos”.

Em outro, diz que “o ano 2025 é um ano em que o grupo estará mais atento, agora com o derisking da plataforma, mais atento a essas oportunidades de consolidação, sem nenhuma urgência, sem nenhuma pressão de timing, o objetivo é destravar valor e maximizar valor numa eventual transação e, portanto, vamos seguir o nosso calendário com muita serenidade sem nenhuma urgência adicional”.

O documento segue informando que “no resto do portfólio temos também uma intenção, no caso da plataforma de mobilidade, de poder ter uma parceria estratégica com um sócio internacional que nos possa, enfim, ajudar no projeto de crescimento que temos perspectivado para esta plataforma. Estamos estudando também cenários, alternativas, mas sem nenhum calendário ainda estabelecido, ou seja, não há nenhuma pressão ainda de timing”.

Grupo CCR

O grupo CCR atua nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. Com 37 concessões, está presente em 13 estados brasileiros e emprega cerca de 17 mil colaboradores diretos, segundo dados disponibilizados pela companhia.

A CCR é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, onde circulam 1,8 milhão de veículos por dia. Administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, VLT e barcas. No setor de aviação, controla a CCR Aeroportos, que opera 20 terminais, três na América Latina e 17 no Brasil, com mais de 33 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais.