CAMPANHA: PELOTAS VERDE E MULTICOLORIDA NO INSTITUTO DE MENORES DOM ANTÔNIO ZATTERA

387
Pe. Marcus Bicalho, Vice-Reitor da UCPEL e Diretor da R.U. e do Instituto de Menores plantando um pé de Carvalho na nova Praça internado do IMDAZ, destinada às crianças.
Área para treinamento do Projeto Quem Ama Não Briga, totalmente reformada no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

No último dia de 2020, sábado dia 31 de dezembro, na sede do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera – IMDAZ, aconteceu mais uma etapa da campanha do Treze Horas / Rádio Universidade – Pelotas Verde e Multicolorida, que conta com o apoio institucional do Governo do Estado. Com a presença do Vice-Reitor da UCPEL, diretor da R.U. e do instituto, Padre Marcus Bicalho (também representando o Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Bergmann) plantou-se uma muda de carvalho na nova praça interna da instituição, que será destinada às crianças abrigadas. São mais de 250 jovens no momento que frequentam o Instituto de Menores, que vem recebendo inúmeras melhorias e reformas, como foi mostrado pelo Pe. Marcus. Estiveram presentes também o jornalista Clayton Rocha – coordenador do Treze Horas e da campanha Pelotas Verde e Multicolorida, o médico Dr. Moacir Vitorino Jardim (amigo de Dom Antônio Zattera e mineiro como o Pe. Marcus Bicalho), o ex-vereador Mansur Macluf e o radialista Paulo Gastal Neto da Equipe Treze Horas. Antes do plantio da muda de carvalho houve visita as dependências do Instituto de Menores, que vem sendo totalmente reformado e recuperado. Lá já está funcionando a sede da Mitra Diocesana de Pelotas, onde também se localiza o gabinete de trabalho de Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano de Pelotas.

Dr. Moacir Vitorino Jardim e o Pe. Marcus Bicalho – dois mineiros que se encontraram aqui em Pelotas e em favor do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.
Sede do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera no bairro Aeral, em Pelotas.
ELE NÃO PESA. É MEU IRMÃO. Uma marca da cidade!

REFORMAS ESTÃO EM ANDAMENTO

Aspectos do pátio interno do IMDAZ que vêm recebendo ampla reforma em sua infraestrutura. O Treze Horas se prepara para, em 2021, aderir a campanha de apoio a recuperação do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, assim como participou das melhorias do Albergue Noturno de Pelotas Adolfo Fetter.
Com o telhado totalmente reconstruído e recuperado, com a poio da comunidade, a foto revela a diferença entre as partes que já estão recebendo uma nova infraestrutura e as que ainda estão por receber. O Treze Horas e a comunidade pelotense irão se somar aos esforços de recuperação do IMDAZ em 2021.
Mansur Macluf, Jornalista Clayton Rocha, Dr. Moacir Vitorino Jardim e o Pe. Marcus Bicalho na manhã de 31. 12, último dia de 2020, na sede do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, por ocasião do plantio da muda de Carvalho.
Paulo Gastal Neto e o Pe. Marcus Bicalho na manhã de sábado, 31.12.

ÁRVORES

Pe. Marcus Bicalho*
.
Árvores, para mim, sempre foram sinal de acolhida e carinho…
Subindo em seus galhos em busca de uma fruta, ou sentado em uma forquilha fantasiando ser um carro ou um cavalo…
Ou ainda, aproveitando sua sombra para refrescar do calor do sol…
Árvores, para mim, sempre foram sinal de acolhida e carinho…
Por isto, plantá-las no local de permanência dos mais pequeninos, dos mais frágeis, dos preferidos de Jesus, dos protegidos de Dom Antônio!
.
Feliz ano de 2021, arborizado, arborizando, cheio de acolhida e carinho…
.
Padre Marcus Bicalho
.
*Vice-Reitor da UCPEL, Diretor da Rádio Universidade e do Instituto de Menores Dom Abtônio Zattera