AUTONOMIA DO BANDO CENTRAL APROVADA – COMENTÁRIO DO PROF. DE ECONOMIA MARCELO OLIVEIRAS PASSOS – Podcast

165
O professor Marcelo de Oliveira Passos – integrante da mesa de debates do Treze Horas – atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Organizações e Mercados/Economia Aplicada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL

A Câmara dos Deputados aprovou na semana que passoua, na quarta-feira (10) o projeto que prevê autonomia para o Banco Central. A matéria segue para sanção presidencial.
O PLP 19/19 foi aprovado pelo Senado em novembro de 2020 e confere mandato de quatro anos para o presidente e diretores da autarquia federal. O texto estabelece que o Banco Central passa a se classificar como autarquia de natureza especial caracterizada pela “ausência de vinculação a ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica”. O professor de Economia da Universidade Federal de Pelotas e integrante da equipe do Treze Horas, Marcelo Oliveira Passos – neste Podcast – leva até nossos ouvintes uma rápida explicação sobre o que significam essas alterações. Confira:

AUTONOMIA DO BANDO CENTRAL APROVADA – COMENTÁRIO DO PROF. DE ECONOMIA MARCELO OLIVEIRAS PASSOS – Podcast

MARCELO DE OLIVEIRA PASSOS

Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia e do Mestrado em Organizações e Mercados/Economia Aplicada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-doutorado em Economia Computacional no “Research Unit on Complexity and Economics” da Universidade de Lisboa. Doutorado e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR – Universidade Federal do Paraná (2008 e 2001, respectivamente). Especialização em Economia Estratégica de Empresas pela FAE Business School (Curitiba, 1997) e Bacharelado em Ciências Econômicas pela FAE Business School (Curitiba, 1995). Foi pesquisador júnior do Projeto Cátedras IPEA/Capes (2011), professor assistente no Depto de Economia da UFPR (2002-2003).  Experiência como analista econômico-financeiro de projetos de investimento no BRDE- Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Curitiba, 2006-2008). Áreas de concentração em pesquisa: economia matemática e computacional (sistemas complexos e redes complexas aplicadas à Economia e Finanças); economia monetária e financeira; teoria do capital humano.