ARTIGO – OS NOVOS INQUISIDORES

182
OS NOVOS INQUISIDORES
.
Ivon Carrico*
.
O Iluminismo foi um movimento intelectual dos séculos XVII e XVIII que teve a França como o seu grande baluarte. Mudou padrões na sociedade, nas ciências, nas artes, e até na geopolítica.
.
Tinha como principal característica a valorização da razão, considerada o mais importante instrumento para se conseguir qualquer tipo de conhecimento.
.
Corolário desse movimento e, dentre tantos outros estudiosos, emergiu um estudante italiano – Galileu Galilei que,  após, revolucionou o conhecimento, pois  uma das suas maiores contribuições foi a criação do método científico.
.
Em decorrência ele passou, também, a defender e a divulgar a teoria heliocêntrica do Nicolau Copérnico, de que a Terra, assim como os demais planetas, se moviam ao redor do Sol.
.
Contudo, isso contrariou profundamente a poderosa Igreja Católica, àquela época, a grande detentora da verdade.  Não só no plano espiritual, mas, também, nas coisas temporais.
.
Assim, após uma batalha de quase 20 anos com o Vaticano, em 1633, a Santa Inquisição prendeu e julgou Galileu por heresia. Todavia, para evitar que fosse queimado vivo, Galileu Galilei se viu obrigado, então, a renegar suas idéias.
.
Já – nos dias atuais, no Brasil – a razão e a ciência têm sido achincalhadas de uma maneira aviltante para os padrões do Século XXI. Não por falta de conhecimento. Mas, por uma estranha visão de um projeto de Poder.
.
Hoje, a Santa Inquisição, seus algozes e suas fogueiras são outros. Alojados nos escaninhos do Poder e em parte da imprensa e das redes sociais e, em nome desse projeto e do monopólio de uma inusual verdade, esses novos Cavaleiros da fé têm desqualificado pessoas e Instituições.
.
Assim, ocorreu com Dirigentes e servidores do IPHAN e da ANVISA.  Órgãos da mais alta credibilidade, detentores de excelentes Corpos Técnicos, reconhecidos aqui e no exterior, foram – publicamente – afrontados nos últimos dias. Mereciam mais respeito.
.
Precisamos avançar como Nação. Mas, difícil com esse tipo de atitude formulada por esses novos Inquisidores do Século XXI.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 17/12/2021).