ARTIGO – A VOLTA DOS ‘SHERIFFS’ – Podcast

96

A VOLTA DOS ‘SHERIFFS’

Ivin Carrico*

No próximo dia 10 de novembro o ex-Juiz e ex-Ministro Sérgio Moro – em cerimônia pública – assinará em Brasília a sua Ficha de Filiação ao ‘Podemos’ para, com isso, se jactar na vida político-partidária do País.

Já, ontem, causou um verdadeiro ‘frisson’ na mídia o anúncio do Deltan Dallagnol veiculando a sua iminente exoneração do MPF, hoje efetivada para, provavelmente, tomar novos rumos em sua batalha anticorrupção. Leia-se, carreira política.

Surfando na onda, o ex-PGR Rodrigo Janot insinuou – também – um possível regresso à vida pública a bordo de um possível Mandato eletivo.

Ora, parece que acordaram para fazer a coisa certa, como dizia o próprio Moro. Ou seja, vão fazer política na arena correta – as urnas!!! Como, também, afirmou um amigo meu nas redes sociais.

Não estou aqui desqualificando a Lava Jato, eis que foi tão importante como a ‘Operação Mãos Limpas’, na Itália. Ambas, desnudaram a associação criminosa de Agentes Públicos e Privados em fantásticos esquemas de corrupção.

Mas tanto lá, como cá, muitos desses criminosos sequer chegaram a ser responsabilizados. Alguns, ao contrário, foram até beneficiados. A Lava Jato foi enterrada este ano diante desse permissivo sistema político-judicial existente.

Essa inusitada Operação teve erros e acertos. Mas, valeu pelo conjunto da obra. Penso, entretanto, que só a pauta anticorrupção não é suficiente para alavancar o País. O discurso desses prováveis e futuros candidatos precisa ser melhor aprimorado com, também, outras pautas importantes. O Brasil precisa de muito mais.

*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. (Brasília, 05/11/2021).

ARTIGO – A VOLTA DOS ‘SHERIFFS’ – Podcast