ARTIGO – A NOVA (DES)ORDEM MUNDIAL

92
A NOVA (DES)ORDEM MUNDIAL
.
Ivon Carrico*
.
Na semana passada um Parlamentar francês ganhou um notável destaque ao sugerir – na ‘Assemblée Nationale’ – que os Estados Unidos deveriam devolver a Estátua da Liberdade à França.
.
Isso porque, segundo esse Parlamentar, os valores representados por esse famoso presente dos franceses aos americanos – por ocasião do então Centenário da Independência americana – não estavam mais sendo observados pelo Governo Trump.
.
De imediato, em feroz desagravo a Porta-Voz da ‘White House’ lascou: ingratos!! Não fôssemos nós, estavam falando alemão!
.
Esta inusitada manifestação trouxe à tona aqueles distantes e infames momentos da ocupação da França pelas tropas alemãs na II Guerra Mundial.
.
Como sublimar aquela famosa cena dos soldados alemães desfilando pelo Arco do Triunfo, em Paris, quando da invasão germânica? Como esquecer Hitler, em pleno Trocadero, observando a Tour Eiffel?
.
Todos sabemos como ocorreu a libertação da França, pelos Aliados, ao final da II Guerra Mundial, onde a presença das tropas americanas foi fundamental.
.
Mas, aqui o destaque ficou por conta da arrogância da Porta-Voz americana que reflete a arrogância dos EUA nos tantos fóruns internacionais. Impressionante! Os EUA estão intimidando e enterrando o Multilateralismo para a obtenção de inúmeras vantagens.
.
Mas, até acho que, em alguns casos, Trump tem(ve) razão. Porque, também, impressionante a inação e a inutilidade de muitos desses organismos internacionais. Muitos são verdadeiros cabides de empregos para algumas lideranças regionais, mundo afora, onde o dinheiro americano banca inúmeras sinecuras.
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 30/03/2025
.