ARENA AGROTECH REÚNE PRESENTE E FUTURO DO SETOR NA EXPOFEIRA DE PELOTAS

152

Espaço contará com workshops, pitches, painéis e palestras de referências em tecnologia e inovação para o agronegócio

A partir desta segunda-feira (7), o pavilhão de remates da Associação Rural de Pelotas (ARP) será um espaço que irá além das tradicionais negociações realizadas durante a Expofeira de Pelotas. O local receberá também a segunda edição da Arena Agrotech, iniciativa voltada ao fomento de novos negócios de base tecnológica e inovação para o agro.

Promovido pelo Instituto Sigales em parceria com a ARP, o evento contará diariamente com workshops, mesas redondas, apresentação de cases e palestras com foco no desenvolvimento do agronegócio. Entre os convidados estão nomes como Victor Megido, consultor e conferencista especialista em marketing, comunicação e inovação, autor do livro “AgroConsciente, a revolução criativa tropical”; Gustavo Hansel, designer especialista em psicologia do consumidor, branding e inovação disruptiva; e Márcio Machado da Silva, coordenador de prospecções e conexões com o mercado em unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Ao todo, são 36 painelistas confirmados até o dia 13, com atividades todas as manhãs (exceto nesta segunda) e tardes sobre temas como ESG, investimentos, marcas para o agro, biotecnologia, agricultura familiar e turismo regional. Ainda dentro da Arena Agrotech, haverá os chamados Ideathons, onde estudantes e o ecossistema local de inovação terão a possibilidade de desenvolver iniciativas conectadas ao fortalecimento do agronegócio em diferentes áreas como indústria, distribuição e consumo.

Conforme Jeferson Sigales, CEO do Instituto e organizador do evento, a Arena Agrotech é a oportunidade de aproximar do campo novos conhecimentos acadêmicos e iniciativas inovadoras que estão ou estarão em breve no mercado. “O RS é um dos estados que mais investe em inovação no Brasil e elencou o agronegócio como um dos principais eixos para seu desenvolvimento. Então, isso nos dá a tranquilidade de que estamos contribuindo com o desenvolvimento da região”, avalia.

Aproximação entre campo e inovação

A exemplo do que ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Agronomia realizado em 2023 em Pelotas, a realização da Arena dentro da mais importante feira agropecuária do interior do Estado busca aproximar dois potenciais da região reconhecidos além dos limites do RS.

“Estar na Expofeira é levar a inovação para onde está o agro, ao invés de tentarmos o caminho contrário. Buscamos o conhecimento e a tecnologia onde elas acontecem, levando estes meios para onde estão a demanda e os problemas a serem resolvidos”, ressalta Sigales.

Inscrições limitadas

Interessados em acompanhar as diferentes atividades do Agrotech devem fazer a inscrição, gratuita, através da internet no link sgls.in/agrotech. As vagas são limitadas. A programação e os painelistas podem ser conferidos através do Instagram @arenaagrotech.