A.L. AUTORIZA GOVERNO DO ESTADO PRIVATIZAR A CORSAN

675
Assembleia Legislativa do RS autorizou a privatização da CORSAN nesta terça-feira, 31.08, por 33 votos a 19.
DIA HISTÓRICO PARA O RS – CORSAN / GOVERNADOR EDUARDO LEITE COMENTA DECISÃO DA AL-RS – Podcast

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, após mais de três horas e meia de debates, aprovou, por 33 votos a 19, o PL 211/2021, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A matéria já trancava a pauta de votações desde 26 de agosto, já que foi encaminhada pelo governo em regime de urgência.
De acordo com a justificativa do PL, a autorização para que o Executivo efetue medidas de desestatização na Corsan busca permitir que a companhia possa crescer, ser competitiva e melhor perseguir a sua missão em um novo ambiente trazido pelo novo marco legal do saneamento básico.
Duas emendas foram apresentadas ao projeto: uma do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP) e outros 10 parlamentares; e outra do deputado Giuseppe Riesgo (Novo) e mais um parlamentar. Em função da aprovação de requerimento de preferência de Frederico, aprovado por 34 votos a 18, apenas a sua emenda foi apreciada, recebendo 32 votos favoráveis e 18 contrários.