TREZE E O CORONAVÍRUS: PELOTAS TEM PRIMEIRO CASO DE COVID-19 CONFIRMADO

138

Pelotas tem o primeiro caso de Coronavírus – COVID-19 confirmado. A prefeita Paula Mascarenhas, em entrevista coletiva na manha desta quarta-feira, 25.03, na sede da Prefeitura Municipal informou que uma mulher de 71 anos, que esteve em contato com pessoas infectadas em Porto Alegre, está com o Coronavírus. A paciente está em isolamento domiciliar.

Durante a entrevista para informar este primeiro caso na cidade, a prefeita também afirmou que testes somente serão feitos em pacientes hospitalizados e casos mais graves. Os testes de suspeitos já remetidos ao LACEN-RS – Laboratório Central do Estado devem ser concluídos, mas a partir de agora somente serão enviados para prova de amostras de pacientes com quadros mais preocupantes.

Participou da entrevista também a secretária municipal de saúde, Roberta Paganini, que salientou ainda que não há contaminação comunitária em Pelotas neste momento e que este único caso é rastreável.

A prefeita também foi questionada sobre a falta de equipamentos de proteção (EPIs) às equipes de saúde, respondendo que existem dificuldades com fornecedores e que a busca de alternativas são constantes. A secretária de saúde complementou informando que muitos foram entregues as unidades de saúde e novas remessas são aguardadas.