DEPUTADO FEDERAL ALCEU MOREIRA NO TREZE HORAS: PRECISAMOS DE UM GRANDE ENTENDIMENTO – Podcast

113

O Deputado Federal do RS Alceu Moreira – MDB, participou do Treze Horas desta terça-feira, em entrevista à Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto. O deputado gaúcho, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), falou entre vários assuntos sobre as ações do Legislativo Federal para minimizar os impactos da crise no agro brasileiro, a ajuda ao setor principalmente os pequenos produtores rurais, especialmente aos horticultores, além de deixar claro, que não há sentido algum criar animosidades com o principal parceiro comercial do País a China.

“Se eu quiser chamar alguém para briga eu, pelo menos, tenho que ter como pressuposto a mínima oportunidade de vencer e ter vantagens”, diz Moreira. “Neste momento, só teremos prejuízos. Não é inteligente. A bobagem não tem nenhuma relação da força do sobrenome de quem a produz. Ainda continua sendo bobagem.”

Só para se ter uma ideia, o país asiático é o que vem comprando os produtos do agro nesse momento de crise da pandemia do novo coronavírus. Das vendas externas em março de US$ 9,29 bilhões, 13,3% a mais, em relação a março do ano anterior, a participação da China nas exportações agropecuárias brasileiras passou de 34,2% (março/2019) para 41% (março/2020). As exportações de soja e carne bovina in natura ocorreram, principalmente, para o país asiático.

Perguntado sobre o momento político nacional o Alceu Moreira foi enfático que o Brasil necessita de um grande entendimento nacional. O momento não é de ‘ficarmos puxando um para cada lado’, enfatizou.

Confira a entrevista completa do Deputado Federal Alceu Moreira no Podcast abaixo: